Uma das grandes formas de entender o mundo é por meio da arte, seja cinema, séries de televisão e afins. Por que não então aplicar isso à cerveja? Se você, assim como eu, é um aficionado por um “Netflix and Chill”, aproveite o final de semana para mergulhar no mundo cervejeiro por meio de produções variadas, seja documentários que te coloquem para refletir ou até mesmo obras mais leves e descontraídas. Abaixo, garanto ao menos cinco boas dicas para considerar colocar na sua lista.
The Beer Hunter (1989)
Começando a lista com o clássico dos clássicos, formador de caráter para todo aspirante cervejeiro há mais de três décadas. Michael Jackson – não o Rei do Pop, e sim, o jornalista britânico autor de vários livros essenciais dedicados à cerveja – nos leva a uma viagem pelos principais pontos cervejeiros do mundo, das belgas às americanas. Ainda que muito tempo tenha passado desde então e muita coisa tenha mudado, “The Beer Hunter” envelheceu bem: o que faz a produção ser atemporal é a busca pelos grandes rótulos tradicionais. No episódio onde o caçador de cervejas visita a Califórnia, Jackson aborda as cervejarias históricas como Sierra Nevada, Anchor e Anderson Valley. A série foi transmitida à época pela Discovery e, graças aos garimpeiros da internet, temos a sorte de conseguir assistir essas pérolas pelo YouTube. Divirta-se.
Beer Wars (2009)
Este é um documentário dirigido por Anat Baron (ex-Mike’s Hard Limonade) sobre a indústria cervejeira americana. Um dos focos principais da obra é mostrar a enorme discrepância entre as grandes corporações fabricantes de cerveja (como a Miller Brewing Company e a Coors Brewing Company) e outras microcervejarias artesanais espalhadas pelo país. Outra questão abordada é a concorrência desleal no marketing e o controle do mercado que as grandes empresas detém. Uma das primeiras frases do documentário é “a cerveja é a bebida principal da América, e basicamente tudo que é importante está ao redor dela”. Tenho certeza que, se fizéssemos um documentário no Brasil, também poderíamos usar desse pensamento. Interessante discussão!
Harmonizando com cerveja (2020)
Disponível para assistir no canal Travel Box, o programa é nacional e apresentado pelo sommelier Cesar Moreira. A proposta da produção é visitar locais cervejeiros (brewpubs, cervejarias, bares) e dar as melhores dicas de harmonização de acordo com o tipo de cerveja a ser degustado. Boa pedida para quem se interessa tanto pela gastronomia quanto pela boa cerveja, elementos que vão sim muito bem juntos. A série migrou do YouTube para a TV paga, mas ainda assim você consegue assistir alguns episódios na internet.
How Beer Saved the World (2011)
Que a cerveja realmente salvou o mundo, ninguém duvida! Mas poucos sabem a importância do líquido sagrado ao longo dos séculos. Este documentário mostra ligações entre os povos que desenvolveram a cerveja na antiguidade, como os sumérios, com a criação da escrita, por exemplo. Poucos sabem, também, que os trabalhadores (escravos?) que construíram as pirâmides no Egito eram pagos com quatro litros de cerveja por dia, pois na época também era considerado como um alimento. E sabia que Louis Pasteur inventou a pasteurização pois ele se perguntou o motivo da cerveja estragar tão rápido? Aposto que você ficou curioso com essa aqui!
Brews Brothers (2020)
Essa é para desanuviar o seu dia! Essa série (Irmãos Cervejeiros, em tradução do inglês) é uma comédia criada por Greg Schaffer (Curb your Enthusiasm) em que dois irmãos que se consideram gênios cervejeiros devem colaborar para criar novas cervejas e administrar juntos os negócios – ainda que a relação entre eles não seja das melhores. A série é bem curtinha, com oito episódios, e quem ama os bastidores da produção da amada cerveja deverá dar boas risadas. Disponível na Netflix.
Faltou mais alguma dica? Deixe aqui nos comentários!
* Letícia Cruz Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.
No Replies to "Cinco dicas de filmes e séries com a temática cervejeira"