Minas Gerais é uma terra fértil, que produz delícias apreciadas em todo o mundo. Um lugar em que a gastronomia está presente em cada detalhe, inclusive no folclore e nas tradições religiosas, como na Folia de Reis. Entre Sabores foi conferir um almoço em homenagem aos Santos Reis, que é comemorado no dia 6, realizado em São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste do Estado.
A tradição, passada de geração em geração, ocorre sempre entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, quando as companhias de folia de reis, formadas por devotos dos magos Melchior, Gaspar e Baltazar, caminham pelas ruas – principalmente na zona rural – das cidades mineiras visitando casas, sítios e fazendas.
A representação é do caminho percorrido pelos reis, guiados pela estrela do Oriente, para encontrar e reverenciar o nascimento do menino Jesus. Uma figura marcante presente nas companhias é a do palhaço, que simboliza os melhores soldados enviados pelo rei Herodes para matar Jesus, mas que, ao invés disso,
se fantasiaram para distrair os demais e dar vantagem na fuga da Santa Família para o Egito.
Nesta jornada das companhias, música, oração e muita comida típica das áreas rurais mineiras para saciar a fome dos andarilhos. O cardápio é composto sempre por arroz, feijão em forma de tutu, macarrão, carne – principalmente a de porco -, farofa e salada. Para beber, vinho de garrafão e cachaça.
“O cardápio tradicional é esse, mas aquele que oferece o almoço ou jantar pode respeitar os costumes alimentares de sua casa ou servir o que tem”, explica a mestre em História, especializada em folia de reis, Ana Paula Horta, que foi a anfitriã de uma das companhias da cidade e ofereceu frango ao invés de carne vermelha aos devotos e convidados.
A tradição também manda dispor as comidas sempre da mesma forma:”arroz, feijão, macarrão, carne, farofa, salada”, explica a cozinheira Lucélia Mariano Silva, que este ano preparou sete almoços de folia de reis. Questionada sobre o porque da ordem, ela responde: “O motivo eu não sei, mas é assim que minha mãe sempre fez e antes dela também”.
Depois de chegar à casa da anfitriã, os integrantes cantam, oram, abençoam a comida e as pessoas presentes para só então degustar as delícias preparadas com cuidado e devoção. E para entrar realmente no clima da Folia de Reis é preciso comer tudo junto no mesmo prato.
Pra finalizar, um detalhe muito importante é que em festa para os Santos Reis nunca falta comida: “Fizemos para 40 pessoas, apareceram 70. Todo mundo comeu bem e ainda sobrou muito. É a benção dos Santos Reis que sempre funciona!”, conta a historiadora.
3 Replies to "Comida de Reis em terras mineiras"
Adriana Dias 6 de janeiro de 2014 (13:40)
Parabéns pela matéria.
Campinas Entre Sabores 6 de janeiro de 2014 (18:28)
Agradecemos Adriana! Fique à vontade para nos visitar sempre que quiser! Compartilhe com os amigos!!!
Márcia Aparecida Cardoso 6 de janeiro de 2014 (15:28)
Muito bonito e comida deliciosa.