Conheça Rauchbier, estilo do malte defumado que lembra bacon

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Letícia Cruz*

Se você já tomou alguma cerveja que te proporcionou alguma experiência sensorial, sabe das nuances únicas da química cervejeira. É graças a essa construção de sabores e aromas que temos a chance, por exemplo, de experimentar uma cerveja com aroma de carne defumada – a Rauchbier, a famosa “cerveja de bacon”. O estilo de berço alemão, da cidade de Bamberg (aliás, “rauch” significa fumaça), é tão mágico que cria a ilusão do sabor do embutido, mesmo sem conter o ingrediente na receita.

A clássica Rauchbier possui coloração âmbar ou marrom escuro, com boa e persistente formação de espuma no copo. O teor alcoolico varia entre 4,5% e 6%, dependendo do rótulo, geralmente aliado a 30 ou 40 IBU (sigla para “International Bitterness Unit”, escala de amargor das bebidas). O estilo tem copo próprio, um tipo de pint de bordas mais arredondadas. Bacon e linguiça dominam o olfato e o paladar, o que faz que essa cerveja harmonize muitíssimo bem com carne de porco – uma costelinha ao barbecue, um joelho de porco ou um prato com bacon só enriquecem a experiência.

Todo o crédito dessa bruxaria se deve ao uso de maltes defumados na receita, o que confere à cerveja um gosto amadeirado e ligeiramente amargo. Podemos dizer que as cervejas de antigamente eram rauchbier pois a produção da cerveja passava pela torra dos grãos de malte em fogueiras ou forno à lenha, fazendo com que o malte passasse o gosto de defumado ao líquido. Com o avanço da tecnologia o malte começou a ser aquecido de forma indireta, retirando essa característica do esfumado da maior parte dos estilos.

Há, inclusive, uma lenda sem evidências históricas de que a Rauchbier surgiu de um acidente. Dizem que, depois de um incêndio em sua produção, o cervejeiro muito pobre vendeu suas cervejas mesmo assim. Depois de cair no gosto dos fregueses, ele começou a produzi-las sempre com o malte defumado, e daí por diante é pura fantasia.

Conversas à parte, fato é que o estilo hoje é um nicho que agrada quem estiver disposto a sair do circuito das cervejas comerciais, uma vez que ela não é tão fácil de encontrar nas prateleiras. Há mundo além das lagers, das stouts e IPAs!

Aqui dou algumas dicas para quem quiser explorar o estilo e algumas de suas variações.

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen

A clássica das clássicas! A alemã Schlenkerla é o rótulo que talvez seja a referência que temos do estilo. Foi a primeira Rauchbier que experimentei, e me lembro ter sido a degustação mais inusitada de todas – tirando a vez que tomei a cerveja salgada, estilo Gose. Mas aí é papo para outro post.

Esta Rauchbier, produzida pela Brauerei Heller-Trum, tem 5.1% ABV. Característico das defumadas, lembra bacon do início ao fim. Coloração marrom-âmbar e bem fácil de beber. Esta versão da Schlenkerla tem base no estilo Märzen, um tipo de lager alemã, mais escura por conta dos maltes tostados, mais encorpada e levemente mais alcoolica. É possível encontrar o rótulo para venda na internet, além de achar em empórios.

Há também a versão Schlenkerla com trigo, a Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen.

Bamberg Rauchbier

O rótulo rauch da Cervejaria Bamberg (Votorantim-SP) conquistou ouro no World Beer Awards e é um dos belos exemplares nacionais à nossa disposição. Gosto do defumado dos maltes e dessa sensação de mastigar a cerveja. A provei há uns anos em versão garrafa, e tive a sorte de achar o chope um dia desses de quarentena. Muito equilibrada entre dulçor e amargor, aroma inconfundível de embutido defumado e 5,2% de teor alcoolico. Sem medo de ser feliz!

Fumacê Smoked Weiss, Burgman

Essa cerveja de trigo defumada é fabricada especialmente para a época natalina porque vai muito bem com carnes defumadas. Ela é sazonal, então coloque na lista! De cor cobre e líquido turvo, espuma de formação média, sabor presente de trigo e levemente salgada. Na boca, é presente o gosto que lembra amadeirado. Tem 5.7% ABV e pouquíssimo amargor. É inspirada em receitas polonesas, com a presença do lúpulo Hallertau Tradition. Faz parte do estilo Smoked Beer.

X-Bacon, Cervejaria Seasons

A cervejaria gaúcha Seasons produz o irreverente rótulo “X-Bacon”, uma potente German Rauchbock com 7,5% de teor alcoolico. A cerveja propõe, além da predominância do defumado do bacon, um perfil forte de caramelo e um toque de amargor proveniente do lúpulo Nugget.

Até a próxima! Saúde!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram.

2 Replies to "Conheça Rauchbier, estilo do malte defumado que lembra bacon"

  • comment-avatar
    Lalá Ruiz 16 de abril de 2021 (18:11)

    Menina! Fiquei curiosa!

  • comment-avatar
    Letícia 19 de abril de 2021 (11:16)

    Lalá,
    Esse estilo é tão surpreendente que, uma vez que você experimenta, sente a vontade de repetir pra saber se era aquilo mesmo. Hahaha

Leave a reply

Your email address will not be published.