Ao desembarcar em Portugal, mais precisamente na pitoresca cidade do Porto, meu paladar se preparava para uma jornada única na gastronomia local. Embora a culinária portuguesa seja uma herança que nos acompanha há séculos, nada se compara à experiência de saborear esses pratos em sua terra natal, com ingredientes autênticos e sem adaptações.
Indiscutivelmente, o bacalhau continua a ser a estrela do cardápio português e, naturalmente, foi minha primeira escolha. No entanto, à medida que explorava as ruas do Porto, descobri que essa cidade tem muito mais a oferecer em termos gastronômicos. Entre as muitas opções, acabei conhecendo os sanduíches” locais, conhecidos como “sandes”.
Decidi, então, provar o mais emblemático deles, que é a famosa francesinha. É uma criação recheada de fatias de pão de forma, com fiambre, linguiça, linguiça fresca (chipolata), bife ou rosbife, queijo, tomate e um molho picante (embora menos picante que a receita original). Esse molho pode ser preparado com cerveja ou vinho do Porto, os ingredientes mágicos desse prato.
Diz-se que a francesinha foi criada por Daniel David Silva, um emigrante português que viveu na França nos anos 1950 e ao regressar ao Porto, adaptou o croque-monsieur francês ao paladar português usando produtos locais.
Independentemente das histórias sobre sua origem, o que realmente importa é o resultado: um prato delicioso e substancial, tão generoso que é quase impossível comê-lo sem garfo e faca. Sério!!! Não tentem!
O aspecto curioso dessa iguaria é a competição amigável pela melhor francesinha da região. Numerosos restaurantes da cidade alardeiam seu título de servir a “suprema” francesinha, tudo feito com muito bom humor. Na verdade, se, por acaso, algum restaurante ficar sem francesinhas, o que é raro, eles prontamente indicam outro lugar onde você pode experimentar esse sanduíche. Uma rivalidade amistosa.
Portanto, se uma viagem ao Porto estiver em seus planos, a francesinha é uma iguaria obrigatória a ser provada. Prepare-se para se surpreender com o sabor e a textura desta criação portuense exclusiva.
E acreditem, todas são deliciosas, inclusive a versão vegetariana, que incorpora ingredientes como tofu, cogumelos e legumes.
Não importa onde você vá no Porto, definitivamente não deixe de se deliciar com uma francesinha. Não há arrependimentos! Nossa busca pelas melhores francesinhas nos levou a diversos lugares na cidade, entre eles: Santiago Café, Lado B, Café Piolho e Locanda.

Déa Jordão Jornalista pós-graduada pela Puc Campinas. Trabalhou muitos anos no mundo da moda e como professora universitária. Hoje viaja pelo mundo, com Portugal sendo pouso, provando e escrevendo sobre suas experiências. Acredita que sabores, cheiros e cores são elementos essenciais da experiência humana que podem nos transportar para lugares longínquos, despertar memórias e emoções. Siga @deapelaeuropa.
No Replies to "Descobrindo a curiosa magia da Francesinha"