Por Lalá Ruiz*
Desde 2011, por iniciativa da Wines of Argentina, uma entidade dedicada ao fomento e divulgação dos vinhos argentinos, em 17 de abril é celebrado o Dia Mundial do Malbec. Apesar da origem francesa – há relatos de que essa variedade já seria cultivada no Sul da França em 150 d.C. -, a uva Malbec tornou-se o símbolo do vinho produzido na Argentina.
Quem introduziu a uva Malbec no país foi o engenheiro agrônomo Michel A. Pouget, um exilado francês no Chile que, em 1853, aceitou o convite para se mudar para Mendoza, onde, em 17 de abril, foi fundada a primeira escola agrícola da Argentina. Esse fato é considerado emblemático para a transformação da indústria do vinho local.
Quando se fala em Malbec, é automático pensar em um tinto encorpado, ideal para acompanhar carnes feitas na brasa. Mas não é só isso. Recentemente, ao receber em casa a caixa de vinhos do clube de assinaturas do qual sou associada, fui surpreendida com um Malbec Rosé, que se mostrou um bom companheiro para os dias quentes de verão.
Neste Dia Mundial do Malbec, pretendo celebrar com um tinto safra 2019 da Finca La Daniela que ganhei de presente no ano passado e estava guardando para uma ocasião especial. A Finca La Daniela é uma linha da Bodega Barberis, de Mendoza, uma vinícola familiar que começou a produzir vinhos no final do século 19, em 1895. Salud!
EM TEMPO
Atualmente, há cerca de 1.500 vinícolas na província de Mendoza, distribuídas ao longo de três regiões produtoras: Luján de Cuyo, Vale do Uco e Maipú. Dessas, cerca de 200 abrem para a visitação. Mas, como a fronteira argentina está fechada para brasileiros devido à pandemia da Covid-19, quem, como eu, ainda não conhece a região, vai ter de esperar um pouquinho.
Foto e ilustração: Lalá Ruiz
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
4 Replies to "Dia de celebrar a excelência do vinho Malbec"
lima 18 de abril de 2021 (18:33)
Vou ser obrigado a experimentar
Lalá Ruiz 27 de maio de 2021 (16:37)
Deve!
Lalá Ruiz 27 de maio de 2021 (16:42)
Deve!
cobre bomba de Sabão 19 de julho de 2021 (01:05)
grande, bem como do blog incrível. Eu realmente pretende obrigado, por nos fornecer muito melhor info.