Tomar cachaça com guiné ou arruda em jejum na Sexta-feira Santa é tradição em Monte Alegre do Sul. Tradição esta que atrai gente de diversas partes do Estado de São Paulo e conta com mais um componente gastronômico: lanchinho de aliche picado com salsinha e cebolinha.
Mas por quê essa combinação junta tanta gente na Praça Bom Jesus ainda antes do amanhecer?
A resposta vem lá do final da década de 1940. 1948 para ser exata, quando a benzedeira Nhá Sabá indicou ao Seo Zezé Valente beber a pinga com ervas para fechar seu corpo contra energias negativas, que lhe causavam doenças que os médicos não conseguiam sanar.
Ele assim o fez, foi curado e passou a mensagem adiante, realizando anualmente o Fecha Corpo (já são 71 anos de evento), quando a cachaça e o pão com aliche são servidos para forrar o estômago de quem vem de longe em jejum para se proteger por mais um ano.
Seo Valente faleceu com mais de 90, e a tradição permanece com a família, porém não mais durante todo o dia. Agora, quem quer receber o Fecha Corpo tem que madrugar na praça, pois a distribuição ocorre apenas entre 6h e 8h.
Por outro lado, essa mudança abriu espaço para que os demais produtores de cachaça da cidade também sirvam o Fecha Corpo seguindo a tradição durante toda a sexta santa.
Uma delas é a Adega Peterlini, onde Entre Sabores conheceu essa história e provou o Fecha Corpo, que é vendido o ano inteiro. Segundo os proprietários, essa mistura tem sido procurada para ser bebida na virada do ano também.
Por lá, ainda são encontrados licores, vinhos, cerveja caseira e até uísque. Outras gostosuras também são vendidas ali feitas pelas mãos habilidosas das irmãs Peterlini, como salames e outros embutidos, pães, doces de frutas e geleias.
Serviço
2 Replies to "É tempo de Fecha Corpo, tradição em Monte Alegre do Sul"
Misael Pereira da Silva 15 de outubro de 2022 (11:38)
Uma garrafa de fecha corpo pode ser enviada para pessoas de outro estado? Na Bahia na chapada Diamantina, Barra da Estiva, rua Silva Jardim, 145, centro, CEP 46650.000, casa
Campinas Entre Sabores 17 de outubro de 2022 (13:10)
Não sei! Mas se você pesquisar os alambiques de Monte Alegre do Sul no Google pode ser que consiga essa informação.