O surpreendente espumante de uva Niagara

Por Lalá Ruiz*

A Niagara Rosada é, sem dúvida, uma das mais populares uvas de mesa do país. A variedade surgiu em 1933, em Louveira, no interior de São Paulo, a partir de uma mutação somática ocorrida nas plantações de Niagara Branca nas terras do imigrante italiano Antonio Carbonari (1872-1957).

Hoje, representa 95% da produção de uva de mesa da região de Jundiaí e está em processo de reconhecimento de Indicação Geográfica. Ou seja, a partir da obtenção desse selo, só poderão ser chamadas de Niagara Rosada as uvas plantadas na região.

Uva Niagara Rosada: ícone do agronegócio da região de Jundiaí (Foto: Divulgação)

A Niagara é tão importante para o agronegócio local que já tem espumante sendo feito com ela. E, ao contrário da máxima que prega que de uva de mesa não se faz bom vinho, o espumante de Niagara se mostra um excelente produto e com potencial para se tornar um ícone do vinho paulista

Produzido há pelo menos dez anos pela Adega Beraldo di Cale, de Jundiaí, sob orientação da enóloga Ariana Sgarioni, esse espumante é feito a partir do tradicional método francês de dupla fermentação chamado de Champenoise, cuja invenção é creditada ao monge beneditino Dom Pérignon (1638-1715).

Experimentei em recente visita à Beraldo di Cale e só digo isso: o espumante, que pode ir do Nature ao Brut, surpreende. O sabor característico da uva é bem pronunciado, o que garante um diferencial interessante. Gostei tanto que comprei para beber em casa. E por um preço bem bacana: R$ 45,00 a garrafa do Demi-Sec.

ANOTE NA AGENDA

Para quem se interessou, o espumante de Niagara está à venda na própria Adega Beraldo di Cale, que fica na Estrada de Jarinu, km 12, no bairro Caxambu, em Jundiaí (SP). A Adega funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Porém, para uma experiência completa, aconselho visitar o local nos dias de funcionamento do restaurante, que abre aos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 16h. A comida é deliciosa. Uma dica: o restaurante não trabalha com reservas.

Mais informações: (11) 4584-4330 | (11) 99208-2575 | contato@beraldodicale.com.br

EM TEMPO 1

Confira no link abaixo uma edição do Inova Cast, podcast do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sobre o processo de obtenção de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiaí:

EM TEMPO 2

E por falar em vinho paulista…

A Vinícola Góes, de São Roque, lança o primeiro rótulo da safra 2020 de sua linha de vinhos finos. Trata-se do Tempos de Góes Philosophia Cabernet Franc, amadurecido por 12 meses em barricas de carvalho francês (primeiro uso). Gastronômico, harmoniza com queijos maturados, carnes vermelhas e de caça ou risotos bem condimentados.

Garrafa da safra 2017 do Tempos de Góes Philosophia Cabernet Franc (Divulgação)

“É sempre muito bom lançar a nova safra do Philosophia, pois é ele quem prova o resultado do trabalho intenso de estudos e desenvolvimentos contínuos empregado tanto em nossos vinhedos como no processo de elaboração dos vinhos. Por isso, estamos sempre cultivando novas variedades para apresentar aos clientes novidades em todos os anos e surpreender os paladares dos amantes dos vinhos.”

FÁBIO GÓES (ENÓLOGO)

Saúde!

LEIA TAMBÉM Vamos conversar sobre o vinho paulista?

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "O surpreendente espumante de uva Niagara"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.