O final do mês de março reserva uma dos mais tradicionais eventos religiosos. A morte e ressurreição de Cristo são celebrados com representações artísticas, vigílias e com suas comidas características. Ingerir bacalhau na sexta-feira da Paixão, por exemplo, é uma forte tradição entre os cristãos.
Para ajudar você a preparar um prato bonito e saboroso à base desse peixe nessa semana santa, Entre Sabores convidou o chef português Heitor Antunes, do Idalvo’s Restaurante, para ensinar uma de suas deliciosas receitas. Confira:
Bacalhau Gratinado
Ingredientes:
400 g de lombos de bacalhau dessalgado
2 cebolas
6 dentes de alho
80 g de manteiga
1 alho francês (porró)
2 cenouras
sal q.b.
pimenta do reino q.b.
200 g de cogumelos pleurotos ou outros de sua preferencia
800 g de puré de batata (peso depois de pronto)
maionese q.b.
Preparação
Ligue o forno e regule-o para 220 °C.
Cubra o bacalhau com leite, leve ao fogo e deixe ferver durante 10 minutos.
Descasque e corte as cebolas e os dentes de alho em rodelas finas e refogue com a manteiga, sobre fogo brando. Enquanto isso, corte o alho francês em rodelas finas, lave em água corrente, escorra bem e junte à cebola.
Descasque e rale as cenouras em fios, adicione ao restante dos legumes. Tampe e deixe refogar enquanto prepara os cogumelos.
Lave, enxugue e corte os cogumelos em lâminas, junte aos legumes, aumente um pouco o fogo e deixe cozinhar destampado durante uns 5 minutos.
Escorra o bacalhau e aproveite o leite para preparar o puré de batatas. Prepare o puré enquanto separa os lombos de bacalhau em lascas grandes.
Unte um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa com manteiga e disponha o puré toda a volta, deixando espaço ao centro para colocar aí os legumes e sobre estes as lascas de bacalhau.
Espalhe uma camada de maionese sobre o bacalhau e leve a gratinar no forno até a superfície estar bem dourada.
Rendimento: 4 a 5 pessoas
Bom apetite!
No Replies to "Bacalhau Gratinado do chef Heitor Antunes"