Por Andrea Jordão
Fotos cedidas por Mario Firmino
Diferente do que possam pensar alguns, moda não está relacionada exclusivamente ao mundo fashion, onde a linguagem é sobre tecidos, cortes, cores e estilos.
O mundo gastronômico também comporta falar de moda. Não somente em relação às comidas, mas sobre louças, acessórios e até mesmo na montagem dos pratos, como ingredientes, bebidas, sabores.
Como em outros setores, o que é servido nos restaurantes entra e sai de moda. No início dos anos 90, por exemplo, a gastronomia surfou na onda da cozinha molecular. Segundo o físico-químico francês Hervé This, que nas últimas décadas tem se dedicado à esse tipo de gastronomia, ela ultrapassou o estudo dos mecanismo relacionados à transformação dos ingredientes provocando um agito total nas passarelas da alta gastronomia. Trouxe alterações no cozimento dos alimentos, atuando diretamente na parte social e artística da culinária.
A cozinha molecular virou moda, e por mais que tenha entrado outras novidades ela ainda está em alta. E os pratos e taças ficam elegantes e charmosos com essa técnica. Experimente!
1 Reply to "Cozinha molecular e moda: tudo a ver"
Fernando 3 de dezembro de 2012 (14:44)
Tambem acho…etiqueta tem tudo a ver com personalidade e educacao….. Moda e comportamento…. Parabens