O Grande Hotel de Paris é o hotel mais antigo do Porto, em Portugal. Inaugurado em 1887, o edifício está localizado bem no coração da cidade. O prédio original foi construído em 1855 para ser a sede da Sociedade Filarmónica Portuense. Mas em 1877, foi adquirido por Gabriel Dupuy, um empresário francês, que o transformou em hotel, dai o nome.
Rapidamente, ele se tornou um dos mais luxuosos hotéis da cidade na época. Oferecia quartos espaçosos e confortáveis, bem como uma variedade de serviços e comodidades como, restaurante, bar, sala de jogos e jardim, que ainda permanecem no espaço.
Também foi palco de importantes eventos históricos, como a visita do rei D. Carlos I, em 1894, e muito bem frequentado por personalidades ilustres, como o escritor Eça de Queirós, o pintor Soares dos Reis e a cantora Amália Rodrigues. Era referência.
Após um período de declínio, o hotel foi adquirido em 2004 pelo grupo hoteleiro que restaurou e modernizou todo o espaço, preservando a sua arquitetura original e o seu ambiente histórico.
Hoje, o Grande Hotel de Paris é quatro estrelas, charmoso e que oferece aos seus hóspedes uma experiência única de viagem no tempo. É um dos marcos históricos mais emblemáticos do Porto e um dos mais importantes destinos turísticos da cidade.
Ao visita-lo, me senti em um ambiente nostálgico que me remetia a uma época romântica e bem vivida. Muito da decoração retrô permanece como antes, quadros e espelhos com molduras de madeira de lei, armário, cristaleira, muita coisa da época, mas com uma delicadeza de modernidade.
Os valores são apreciáveis, sem contar a localização. Eu achei uma deliciosa combinação. “Le Grand Hôtel de Paris est un voyage dans le temps.”
Déa Jordão Jornalista pós-graduada pela Puc Campinas. Trabalhou muitos anos no mundo da moda e como professora universitária. Hoje viaja pelo mundo, com Portugal sendo pouso, provando e escrevendo sobre suas experiências. Acredita que sabores, cheiros e cores são elementos essenciais da experiência humana que podem nos transportar para lugares longínquos, despertar memórias e emoções. Siga @deapelaeuropa.
No Replies to "Grande Hotel Paris: 136 anos de história no Porto"