Dicas simples para armazenar o vinho nosso de cada dia

Por Lalá Ruiz*

Que o consumo de vinho só cresce no Brasil já é fato irrefutável. De adegas em supermercados a clubes de assinatura, a oferta de rótulos bacanas e a preços acessíveis é farta. E quem nunca comprou vinho em excesso (se é que isso é possível) que atire a primeira pedra.

Para quem tem adega climatizada ou mora numa casa com porão, por exemplo, ter vinhos em quantidade “exagerada” não é problema. Porém, para a grande maioria (me incluo nessa), armazenar corretamente as preciosas garrafas é um desafio. Afinal, estragar vinho é o fim do mundo.

Assim, para não jogar vinho no ralo, você precisa ter sempre em mente duas coisas básicas:

1ª) Na cozinha, não!

Muitos armários e cozinhas planejadas têm nichos para armazenar garrafas. Porém, saiba que a cozinha não é lugar para guardar vinho devido à variação da temperatura. O calor, seja o que vem do fogão ou de ambientes em que o sol “bate forte” ao longo do dia, acelera a evolução da bebida e provoca alterações no sabor e no aroma.

Assim, procure guardar seus vinhos ao abrigo da luz (incluindo lâmpadas fluorescentes) e do calor, de preferência num cômodo com temperatura mais fresca e constante. Mas, tem pegadinha. Locais de temperatura muito baixa, por sua vez, retardam o desenvolvimento do vinho. Nessas horas, o bom senso é o melhor caminho.

2ª) Se liga na vedação!

Preste atenção no tipo de vedação da garrafa para otimizar o armazenamento. Se o vinho for fechado com rolha de cortiça, a garrafa deve ser guardada sempre deitada, ou seja, na posição horizontal. Isso porque rolhas úmidas e “inchadas” evitam a entrada de ar e a consequente oxidação da bebida. Agora, se a garrafa tiver tampa de rosca, pode guardar “em pé” mesmo que não dá nada.

Fora isso, recomendo prestar atenção no potencial de guarda do vinho. E também na cor da garrafa – sem adega climatizada, porão etc., prefira sempre as escuras, pois oferecem uma proteção a mais. Mas, sem neurose quanto a isso. Se o vinho que você quer beber tem garrafa branca, compre e pronto!

Saúde e bons vinhos!

Diferentes tipos de vedação (Foto: Davie Bicker por Pixabay)

EM TEMPO

Comer, beber, postar

A plataforma Wine Locals, por meio do concurso cultural “Melhor job do mundo – para quem ama de vinhos!”, vai selecionar três pessoas para vivenciar experiências com vinhos em bares, restaurantes, lojas e wine bars na cidade de São Paulo. Os vencedores visitarão 15 espaços pré-definidos pela Wine Locals, que pagará pela bebida e pela comida, e ganharão R$ 2 mil cada. Em troca, terão de produzir conteúdo sobre os locais visitados para o Guia de Experiências Wine Locals.

Bares estarão no roteiro (Foto: LEEROY Agency por Pixabay)

Interessados devem postar um conteúdo em seu perfil do Instagram, seja no Reels ou no formato de carrossel no feed, contando uma experiência marcante com vinhos. Serão selecionadas as pessoas que contarem as histórias consideradas mais envolventes. A inscrição e a postagem do material podem ser feitas até o dia 21 de agosto. Os vencedores serão divulgados no dia 29 de agosto. Mais informações, regulamento e inscrições: melhorjob.guiawinelocals.com.

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas.

Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP).

Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema.

É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Dicas simples para armazenar o vinho nosso de cada dia"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.