Por Érika Soares
Foto Divulgação
Os gregos, há mais de dois mil anos, podem ter sido os inventores de uma das preferências alimentares dos brasileiros: a pizza. É o que diz o livro Histórias Lendas e Curiosidades da Gastronomia, da autora Roberta Malta Saldanha. E como 10 de julho é dia de comemorar essa delícia, Entre Sabores traz mais informação sobre ela.
De acordo com a pesquisadora, os gregos a preparavam-na usando não apenas farinha de trigo, mas também grão-de-bico e arroz. “Assavam-na sobre as cinzas do pinheiro silvestre, o picea – daí seu nome – , em tijolos quentes; temperavam com sal, ervas e azeites e consumiam a toda e qualquer hora.”
Mas por que então pensar que pizza é uma criação italiana? Porque foram eles os responsáveis em acrescentar ingredientes à preparação. A receita grega foi passada aos etruscos – povos que viviam na região da Toscana – que posteriormente transmitiram aos romanos. “Foi em Nápoles que a pizza conheceu o tomate, levado à Europa depois da viagem de Colombo, e passou a ser preparada apenas com farinha de trigo”, conta Roberta.
Na atualidade, a pizza pode ganhar as mais variadas versões e é feita com uma diversidade de incrível de ingredientes. Vale tudo! Salgada, doce, ou misturando tudo. Com massa fina, grossa, borda recheada ou não.
E os brasileiros dominam como nunca essa arte. Foi o que mostrou André Nevoso Guidon, que foi eleito o Melhor Pizzaiolo Estrangeiro Emergente durante o Pizza Festival, que ocorreu em Nápoles, no final de maio.
Para conseguir esse feito, foi preciso vencer outros sete candidatos. A receita vitoriosa foi a da pizza Divina Comedia, feita com linguiça seca picante, cebola roxa caramelizada, queijo provola, affumicata (um tipo de muçarela mais seca e defumada), muçarela de búfala, manjericão e parmesão (foto).
A delícia custa R$ 34 e é encontrada no estabelecimento de Guidon: a Leggera Pizza Napoletana, na Vila Pompeia, em São Paulo. Ela é servida em porção individual e possui 28 cm de diâmetro.
No Replies to "Hoje é dia de pizza!"