Mondial de la Bière faz seu retorno como vitrine de lançamentos cervejeiros

Bom, se era festival cervejeiro que você queria, chegou a hora de se esbaldar. Como divulgado há pouco mais de um mês, o famoso Mondial de la Bière – conhecido por ser uma importante vitrine de lançamentos de cervejarias artesanais – faz seu grande retorno de 2 a 5 de dezembro, dessa vez na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Assim como ocorreu com eventos como São Paulo Oktoberfest (se não leu a coluna anterior, clique aqui), o festival não pôde ser realizado presencialmente. A solução, então, foi organizar uma versão com transmissão ao vivo na internet, com degustações guiadas.

Para matar a saudade dos cervejeiros de plantão, 147 cervejarias estarão em exposição com milhares de rótulos – mais precisamente, 1.500. Gastronomia e música também estarão presentes, como de praxe no festival. O Mondial de la Bière acontece no Brasil desde 2013 (também é realizado no Canadá e na França), e reúne empreendedores, distribuidores e beergeeks. De acordo com dados da última edição presencial, em 2019, 54% dos visitantes foram homens e 46% mulheres, em sua maioria na faixa etária entre 30 e 39 anos.

Neste ano, cervejarias trabalharam em lançamentos exclusivamente para o Mondial. A Cervejaria Odin, do RJ, apresentará ao público sua Black Lager. Também na onda dos maltes tostados, a Cervejaria Filhote em colaboração com a Brewing2go lançará sua Session Black IPA, que promete unir a leveza da Session com notas cítricas de frutas como laranja e maracujá, perfis vindos dos lúpulos Citra e Amarillo. Já a cervejaria Latido fará o debut da Imperial Smoked Porter Gladstone, potente rótulo com 10% de teor alcoólico e amargor mediano, com nuances de frutas secas, defumado, amadeirado e o inconfundível perfil de chocolate.

Para quem busca outras opções das lupuladas, a paulistana CyBEER Lab aposta em uma Double New England IPA – a Follow the Sun, além das refrescantes Yellow Team, uma Catharina Sour de cajá e umbu, e Red Team (Imperial Sour com framboesa e graviola).

Quem estiver pelo Rio de Janeiro, ainda consegue ingressos para o Mondial: o ticket normal custa R$ 130, com opção de meia entrada e também pode garantir um desconto no ingresso participando do Ingresso Cervejeiro Solidário. Quem levar um quilo de alimento perecível, paga R$ 70. Com a campanha, o festival já arrecadou mais de cem toneladas de alimentos que foram revertidos para instituições ao longo das edições.

Cuidados durante a pandemia

Nunca é demais lembrar que a pandemia não acabou. Por mais que nosso desejo seja retornar à vida antes do coronavírus, ainda é preciso tomar uma série de cuidados – ainda mais com uma nova variante ainda desconhecida, que traz mais receios. A organização do Mondial de la Bière afirma que cumprirá com os cuidados básicos, como ambientes bem ventilados, medição de temperatura, disponibilização de álcool para higienização das mãos, entre outros. Além disso, será exigido o uso de máscara, comprovação da vacinação contra a covid-19 e distanciamento social.

Quer saber mais sobre a programação? Clique aqui para visitar o site oficial!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.

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