Diferente de outros países, comer panquecas no café da manhã não é um hábito do brasileiro. No entanto, basta estar em um hotel em que a iguaria seja oferecida no desjejum para que o desejo de comê-la logo cedo floresça.
Apesar de simples, a massa macia feita na hora a base de ovos, farinha de trigo e leite, dá um charme especial à primeira refeição do dia, principalmente quando acompanhada de insumos mais requintados como blueberries, framboesas ou caldas mais elaboradas. As versões salgadas também são muito bem-vindas, recheadas com frios e queijos, forram o estômago e dão disposição para enfrentar o dia.
As versões para origem da panqueca são muitas e estão espalhadas pela internet. Na pré-história, uma mistura de sementes secas com ovos e leite feita em panelas de barro e um acidente no fogão, quando a cozinheira derramou um pouco de mingau e viu a massa assar rapidamente, são as mais comuns.
O que realmente se sabe é que o romano Marcus Gavius Apicius tem seu nome ligado à história das panquecas. Após o preparo da massa, o aristocrata, que viveu entre 30 a.C. e 37 d.C, a servia com mel e especiarias.
Importante ressaltar que a panqueca feita no Brasil não é idêntica à consumida nos Estados Unidos. Isso porque lá elas também levam claras batidas em neve e bicarbonato de sódio, tornando sua textura diferente, mais aerada.
1 Reply to "Panquecas para começar o dia"
Márcia Aparecida Cardoso 22 de agosto de 2013 (08:20)
Humm,coisa boa!