Cheiro de pão feito em casa, vê-lo sair do forno e comê-lo quentinho, principalmente em dias mais frios, é uma delícia e traz aconchego para o coração. Ao contrário do que muitos pensam, fazer uma gostosura assim é totalmente possível.
Para ajudar você nesta tarefa, Entre Sabores conversou com chef confeiteiro Wagner Nascimento, da Paladares – Arte Culinária e Ensino Gastronômico. Para homenagear a seleção portuguesa, que ficará em Campinas durante a Copa do Mundo, ele compartilha com nossos internautas uma receita saborosa de pão português.
Nascimento explica que existem dois tipos: o ázimo – que são achatados e mais consistentes, pois não levam fermento, e podem ser assados ou cozidos – e o levedado – que vai fermento ou levedura, geralmente é assado no forno e são macios. A segunda opção é a receita fornecida pelo chef. Confira:
Pão Português Levedado
Ingredientes:
0,890 L de Água
1 colher e meia de sopa de Azeite (45 g)
2 colheres de sopa Alecrim picado
1,5 Kg de Farinha de trigo
0,45 Kg de Fermento
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes até atingir ponto véu (quando ao abrir um pedaço da massa nas mãos ela se estica sem estourar, possibilitando ver do outro lado através da massa). Descanse a massa por 10 minutos.
Modele no formato filão e leve para a estufa (pode ser o forno, mas sem acendê-lo) para descansar até atingir o tamanho de assar (praticamente dobra de tamanho). Antes de dispor para assar fazer um corte no centro do pão e regar com azeite o corte. Polvilhe trigo e asse por 20 minutos a 200°C com vapor.
Sobre o chef confeiteiro
Wagner Nascimento largou sua profissão anterior para abraçar o mundo da confeitaria. Iniciou por este caminho como ajudante de padeiro e logo pegou gosto ficando no lugar do chefe por indicação do mesmo.
Quando percebeu sua paixão pelo trabalho, foi atrás da especialização. Graduado em gastronomia, ele trabalhou por cinco anos no The Royal Palm Plaza. Hoje, com grande bagagem na cozinha, ele assina receitas próprias e ministra cursos livres e profissionais na Paladares – Arte Culinária e Ensino Gastronômico.
No Replies to "Pão português para fazer em casa"