Páscoa: saiba como combinar chocolate e vinho

Por Lalá Ruiz*

O chocolate é onipresente nas comemorações da Páscoa, não tem como escapar. A boa notícia é que dá para harmonizar essa delícia com um bom vinho. De acordo com Leonardo Curra, sommelier e CEO da loja Vinhos Nacionais, de Caxias do Sul (RS), o importante é saber qual semelhança ou contraste pode ser explorado na combinação.

“Existe uma regra básica segundo a qual o chocolate não pode ser mais doce que o vinho, ou ter no mínimo o mesmo patamar de dulçor. É preciso equilíbrio para fazer essa combinação harmônica”, diz Leonardo, que dá as seguintes dicas na hora de escolher qual vinho combina melhor com os diferentes tipos de chocolate. Confira:

Chocolate branco – “Como tem a percepção forte da manteiga de cacau, e por ser muito aveludado e doce, a dica é escolher um vinho com o nível de doçura também alto, além de ter uma acidez para limpar a untuosidade. Por isso, o Moscatel é uma boa pedida.”

Chocolate ao leite – “Pela sua cremosidade e dulçor, esse tipo de chocolate requer um vinho com mais estrutura, o que cria maior afinidade entre os dois. Uma combinação perfeita é um licoroso tinto, como por exemplo o vinho oriundo da uva Tannat.”

Vinho e chocolate: tem coisa melhor? (Foto: Divulgação

Chocolate meio amargo – “Por ser uma iguaria que não apresenta tanto dulçor residual, comparada aos demais sabores de chocolate, e por apresentar uma complexidade importante com notas de tosta, especiarias e café, é bem acompanhada por um vinho seco de média intensidade. Essa linhagem de bebida faz a ligação entre a potência da bebida e do chocolate. Uma casta que acompanha bem é a Syrah, com notas de pimenta e chocolate.”

Porém, segundo o especialista, não se deve encarar essas dicas como definitivas. Afinal, tudo depende do gosto de cada um. “O segredo é sempre experimentar e procurar fazer de cada degustação uma experiência na qual os sabores se fundem em um só”, completa.

Dica “bônus”

Um dica importante: se a ideia é servir não apenas o chocolate, mas também sobremesas à base de chocolate, como brownies, mousses e tortas, o ideal é harmonizar com uma bebida mais encorpada e de sabor marcante. Como o Vinho do Porto, por exemplo.

EM TEMPO 1

De produção limitada, Insieme tinto 100% Merlot chega ao Brasil

A MMV Importadora, de Curitiba (PR), traz para o Brasil o Insieme Merlot, rótulo produzido de forma limitada – e com número de série nas garrafas – pela vinícola toscana Inserrata. A Inserrata é uma empresa familiar especializada em agricultura biológica, com produção pequena e exportação reduzida – são apenas cinco hectares plantados com uvas –, sendo o Insieme, que quer dizer “juntos” em italiano, um de seus produtos mais notáveis.

Trata-se de um tinto 100% Merlot com uma pontinha de sal no sabor, graças à mineralidade do solo de San Miniato – quando cavado por cerca de 10 a 15 centímetros, apresenta uma terra branca, como conchas e sedimentos do mar, resquícios do período em que a região era submersa, isso há milhões de anos. A estimativa é de que o preço para o público, seja em winebars, adegas, restaurantes ou supermercados, fique entre R$ 280 e R$ 290 a garrafa.

Insieme Merlot: frente e verso (Fotos: Divulgação)

EM TEMPO 2

Vem aí a sétima edição da Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair

Promovida pela empresa especializada Market Press Eventos, a sétima edição da São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair será realizada de 18 a 20 de abril, das 14h às 20h, no Pavilhão de exposições do Anhembi, na Capital. A feira é dedicada exclusivamente a profissionais do setor e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelos sites www.winetradefair.com.br e www.cachacatradefair.com.br.

Serão cerca de 300 expositores, com a apresentação de mais de 1 mil rótulos de vinho, equipamentos, insumos e serviços para o setor de bebidas adultas. A expectativa é de receber 6 mil compradores do Brasil e do Exterior. A programação ainda terá palestras, workshops, masterclasses, rodadas de negócios, exposições e todo um projeto que tem como objetivo a transferência de conhecimentos e a disseminação da cultura do vinho e da cachaça.

(*Com informações Assessorias de Imprensa | Crédito foto no alto: Imagem de KamranAydinov no Freepik)

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Páscoa: saiba como combinar chocolate e vinho"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.