Considerada nobre por seu sabor, suculência e maciez – e preço, claro -, a carne de cordeiro deixou, há tempos, de ser encontrada apenas em restaurantes e passou a estar presente nos cardápios dos bares e botecos de Campinas, em diversas formas de preparo.
O Bar da Vendinha, por exemplo, levou para o Festival Comida di Buteco de 2014 seu lanche de cordeiro com tomate, mussarela e rúcula servido no corte boquinha de anjo.
No Bar Dona Flor, que reabriu há quatro meses no Castelo, a iguaria está presente em forma de linguiça. Ela vem acompanhada por molho de iogurte com mix de pimentas, hortelã e azeite, torradas e vinagrete. Outro estabelecimento que serve a linguiça de cordeiro é o Bar Pessoa, que fica no Royal Palm Plaza. Ela vem grelhada e é servida com cebola-roxa, pimenta dedo-de-moça, tomate-cereja e cheiro-verde.
Já no Ponto 1 Bar, que fica em Barão Geraldo, é encontrado o carré de cordeiro – parte traseira do lombo do animal – que vem temperado com sal e alecrim, e é escoltado por salsa de tomate, molho de hortelã e porções de purê de batata e pãezinhos.
Sobre a carne de cordeiro
De cor vermelho-rosado, o cordeiro nada mais é do que carneiro jovem, com até 8 meses de idade. O sabor delicado, sem gordura excessiva e a versatilidade são características marcantes dessa carne, que também é bastante nutritiva por possuir proteínas de boa qualidade e aminoácidos essenciais. Quando comparada a outras – como a dos bovinos, suínos e caprinos -, a carne de cordeiro se destaca por apresentar menos calorias, mais proteínas e baixo teor de gordura saturada.
Bar da Vendinha
Rua Amilar Alves, 169 – Ponte Preta
Telefone: (19) 3307-8048
Bar Dona Flor
Rua Rafael Sales, 828 – Castelo
Telefone: (19) 3342.4117
Bar Pessoa
Avenida Royal Palm Plaza, 277 – Hotel Royal Palm Plaza Campinas – Jardim Nova Califórnia
Telefone: (19)2117-8092 e 2117-8094
Ponto 1 Bar
R. Eduardo Modesto, 54 – Barão Geraldo
Telefone: (19) 3289-2378
No Replies to "Petiscos com carne de cordeiro invadem os bares"