Dez de julho é o dia Internacional da Pizza. E como o Brasil está entre os maiores consumidores dessa delícia – ao lado dos Estados Unidos – um bom programa para hoje é comemorar a data degustando os pedaços de uma bela e suculenta, com muito queijo.
Cada pessoa tem sua preferência no que diz respeito à massa e, em relação ao recheio nem se fala. As possibilidades e combinações neste quesito são infinitas. Mas você já parou para pensar em como essa gostosura surgiu?
Tudo começou quando os egípcios descobriram a fermentação e inventaram câmaras para cozimento de pães, o que foi confirmado por arqueologistas enquanto escavavam ruínas no Egito. E ao que tudo indica, a descoberta do fermento provavelmente ocorreu sem querer a partir de mingau de grãos não consumido imediatamente. Com isso, nasceu o pão, que derivou uma enormidade de gostosuras, entre elas a pizza.
Segundo o Portal São Francisco, durante a Idade Média, os italianos de Nápoles apostavam nos valores nutritivos de uma massa fina, assada chamada lagano. Posteriormente essa iguaria originou a picea, que fez surgir o nome hoje popular, pizza.
E foi no século XVII, que a cidade de Nápoles começa a produzir sua pizza, pelas mãos de padeiros que enriqueciam o prato usando azeite, alho, muzzarela, anchova e os pequenos peixes cicinielli.
No Replies to "Pizza, sempre pizza!"