Sabores da Terra: aproximação com produtores é o que há

cymera_20160617_130057.jpg
Um dos diferenciais do Festival Gastronômico Itinerante do Sabores da Terra em Indaiatuba é justamente seu caráter ecogastronômico. O que isso quer dizer? A valorização do pequeno produtor e dos produtos que por trás de si possuem a filosofia defendida pelo movimento Slow Food: são bons, limpos e justos.
> Saiba mais detalhes sobre o Festival
>> Confira os restaurantes participantes e seus menus
>>> Conhecimento compartilhado: workshops, palestras e cozinha show

O festival segue esse preceito de diversas formas, a primeira delas certamente foi colocar como pré-requisito para os estabelecimentos participantes o uso de pelo menos um ingrediente vindo de produtor da região em suas preparações. Outra iniciativa neste sentido é realizar uma feira de produtores, no dia 26 de junho, a partir das 11 horas, no Restaurante Amadeu. Nela, estarão presentes pessoas que dedicam-se a fazer o que há de melhor em seus segmentos de forma artesanal.
Para quem gosta de gastronomia e respeito a terra, ao meio ambiente e justiça social, o programa é um prato cheio. Confira os participantes:
Fazenda Atalaia – Localizada em Amparo, a Fazenda Atalaia produz há cerca de 20 anos laticínios de altíssima qualidade por meio das mãos hábeis e olhos atentos dos próprios donos da fazenda Paulo e Rosana. Com grande variedade de produtos,  de iogurtes e ricotas frescas até queijos maturados por 24 meses, a Fazenda mantém o teor artesanal em tudo o que faz e tem sido reconhecida por restaurantes de alta gastronomia da região.
Defumador a frio – Mario Firmino, gourmet diletante, consultor em webmarketing e tecnologia da informação e ex-líder do Convivium Slowfood Campinas, criou para uso próprio um defumador depois de perceber que o mercado só oferecia produtos caros, nada acessíveis para pessoas como ele. Em 2008 fez seu primeiro equipamento, desenvolveu novas versões que já foram adquiridas por mixologistas e chefs de cozinha. De pratos a drinks, o aparelho dá um toque defumado as preparações e encanta quem as experimenta.

Firmino e seu equipamento defumando um chope da Cervejaria Landel

Firmino e seu equipamento defumando um chope da Cervejaria Landel

Cervejaria Landel – Fruto da imaginação e vontade de três apaixonados por cerveja, a Landel é uma cervejaria cigana (que não tem fábrica própria) nascida em 2013, que apresenta estilos de brejas artesanais com sabores adaptadas ao público brasileiro. Em 2015, uma de suas criações – a Session IPA – ficou entre as 30 melhores cervejas disponíveis do Brasil, segundo lista publicada pela Forbes.
Monte Cogumelos – A Monte Cogumelos é uma empresa especializada no cultivo e comercialização de cogumelos frescos e orgânicos. Localizada na região de Valinhos, a Monte produz o Cogumelo Shimeji Branco, Cogumelo Ostra e Cogumelo Salmão, que vem sendo usado nas cozinhas de alta gastronomia, tanto em restaurantes como redes de hoteis.
Apiário Itaici – O Apiário Itaici  é produtor de mel e derivados desde de 1982, sempre procurando trazer modernização nos manejo e nos envases. Além de produzir, ajuda a cidade no controle de enxames parque nem as pessoas, nem as abelhas seja prejudicadas.
Saladero – Hortaliças hidropônicas, sem agrotóxicos e colhidas na hora. Pequeno produtor que atende diversos restaurantes de Indaiatuba.
Sítio Espelho D’água Hidroponia Sales – Localizado no bairro Videira, em Indaiatuba, o sítio trabalha com verduras hidropônicas com agricultura familiar.
 
 

3 Replies to "Sabores da Terra: aproximação com produtores é o que há"

Leave a reply

Your email address will not be published.