Por Lalá Ruiz*
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de mortes pela doença, o setor de eventos começa a dar os primeiros passos rumo à retomada. É uma questão ainda controversa, principalmente se levado em conta que o número de contágios pelo novo Coronavírus e suas variantes continua alto no Brasil.
Mas, é a nova realidade da economia que bate à porta, inclusive no mercado de bebidas. Nesse sentido, a Capital paulista será palco, entre os dias 5 e 7 de outubro, do ProWine São Paulo – International Trade Fair for Wines & Spirits, apontada por especialistas como a principal feira para profissionais de vinhos e também de destilados.
O evento vai ocorrer no Transamerica Expo Center, localizado no bairro de Santo Amaro, e é organizado pelas empresas Emme Brasil e Inner Groupé, sob a chancela da Messe Düsseldorf, responsável pela ProWein World, feira com edições em diferentes países. O alvo é o segmento B2B, ou Business to Business, termo que caracteriza negociações entre empresas.
De acordo com informações do site do evento, são esperados 3 mil visitantes durante os três dias da feira entre importadores e exportadores de bebidas, distribuidores, atacadistas, representantes de supermercados, hipermercados, bares, restaurantes e hotéis, além de sommeliers, varejistas e atacadistas especializados em vinhos e destilados.
Produtores de vinho como Concha y Toro (Chile), Decordi (Itália), California Dreaming (EUA), Vicente Faria (Portugal), Cave de Tain (França) e Estate Argyrus (Grécia), além dos brasileiros Vistamontes, Família Geisse e Amitié Espumantes, que já foi tema desta coluna (leia aqui), entre outras, confirmaram presença no evento, que também terá programação de degustações e palestras ainda a ser divulgada.
Protocolo de segurança
A organização do ProWine São Paulo informa, ainda, que elaborou um protocolo de segurança “baseado nas melhores práticas recomendadas pela UFI (The Global Association of the Exhibition Industry) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para minimizar os riscos de contágio” e que pode ser consultado aqui.
Entre os itens constantes nesse protocolo estão a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação na entrada da feira; a aferição da temperatura dos participantes (quem estiver com a temperatura igual ou superior a 37.8˚C não poderá entrar); o uso obrigatório de máscaras de proteção; a limpeza de taças em máquinas de lavar industriais; e cuspideiras individuais e descartáveis.
Para quem se interessou, as inscrições são gratuitas e já estão abertas.
ANOTE NA AGENDA
- ProWine São Paulo – International Trade Fair for Wines & Spirits
- Data: De 5 a 7 de outubro de 2021
- Horário: Das 13h às 20h
- Local: Transamerica Expo Center (Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo, SP, fone +55 11 2365-4313, e-mail info@emmebrasil.com.br)
- Mais informações e inscrições: prowinesaopaulo.com
EM TEMPO
A importadora de vinhos Zahil lançou o e-book A Rioja e o Vinho, sobre a mais importante região produtora de vinhos da Espanha – em 2020, de acordo com a Zahil, foram comercializados 235 milhões de litros da bebida a partir das vinhas da Rioja, 44% para o mercado internacional.
O livro, cujo download é gratuito (clique aqui), tem autoria de Bianca Veratti, com a colaboração de Bruno Cauchiolli, e traz informações como as características do solo e do clima da Rioja, sua história etc. Eu já baixei o meu.
Crédito foto no alto: Messe Düsseldorf/Constanze Tillmann
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "São Paulo terá feira internacional de vinhos e destilados"