Entre Sabores traz uma receita requintada e saborosa assinada pelo chef e professor de gastronomia Davi Furigo. Ele é o idealizador da Paladares – Arte Culinária e Ensino Gastronômico, que realiza, entre outras iniciativas, o Projeto Paladares Especiais, que busca promover inclusão de pessoas com síndrome de down por meio da gastronomia.
A receita proposta pelo chef para os internautas de Entre Sabores é um delicioso Risoto de Camarão com alho poró no Dende e noz. A preparação serve duas pessoas. Confira:
Ingredientes:
190g de Arroz arbóreo
130g de Alho poró
1 colher de sopa de Amido de milho
50 ml de Azeite extra virgem
250 gramas de Camarão miúdo
6 unidades de Camarão rosa
2,5 l de Caldo de camarão (veja como fazer ao final)
100 g ou 1 unidade de Cebola
200 gramas de Leite
90 gramas de Manteiga
Noz-moscada a gosto
50 ml de Óleo
Sal a gosto
1 colher de chá de Semente de urucum
1 cálice de Vinho branco seco
Modo de preparo:
Aqueça a semente de urucum no azeite até retirar a pigmentação. Coe. (mantenha sempre temperatura morna). Faça a aromatização ao aquecer a cebola no azeite de urucum. Adicione o arroz, sele e deglace com o vinho.
Após reduzir o líquido do vinho adicione o caldo de camarão. Faça a cocção em três etapas. – O grão deve ficar ‘al dente’. Faça um falso molho branco com o leite, o amido e a noz. Sele os camarões miúdos temperados previamente com sal e pimenta. Salteie o alho poró cortado em lâminas fininhas no dendê e corrija o sal.
Sele os camarões rosa no óleo temperados previamente com sal e pimenta para utiliza-los para a decoração do prato. Finalize a receita ao adicionar o camarão miúdo, o alho poró, o molho branco e a manteiga gelada. Corrija o sal. Decore o prato com o camarão rosa.
Para o caldo de camarão:
1 kg de ‘Casca’ de camarão 1 Kg
200 gramas de Cebola
100 gramas de Cenoura
120 ml (1/2 xícara) de Vinho
100 gramas de Salsão
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Corte os vegetais de forma padronizada e adicione-os na água anteriormente a iniciar a cocção. Sele as cacas de camarão temperadas com sal e pimenta e deglace com vinho. Acresça o preparo no caldo de vegetais. Mantenha a temperatura de cocção por 30 a 50 minutos. Liquidifique. Coe. Reduza.
No Replies to "Um risoto especial assinado pelo chef Davi Furigo"