Uma lenda sobre a descoberta do café

Uma lenda milenar conta que, o café foi descoberto por monge, que enquanto passeava por pastagens na Arábia, notou certa agitação onde cabras brincavam. Resolveu aproximar-se para entender o porquê de tanta alegria.

Ao chegar perto, encontrou um garoto, que cantarolava baixinho e tinha nas mãos pequenas frutinhas vermelhas. O monge perguntou o que era e o menino disse que sempre as oferecia às cabras. 

Isso porque, depois de comê-las, os animais caminhavam por vários quilômetros, repletos de subidas, com facilidade. Ou seja, eram as frutinhas as responsáveis por tanta animação e motivação. 

Por isso, o monge resolveu levar um pouco para casa. Passou a usá-las em forma de infusão antes da oração noturna e percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono durante as longas horas de prece e leitura. 

Não importa qual seja a verdadeira história da descoberta do café. O fato é que ele caiu no gosto mundial por diversos motivos. E, ao contrário do que muito já se falou, é um alimento saudável e rico em propriedades nutricionais.

Estudo publicado pela Embrapa Café, em 2005, apontou a existência de substâncias benéficas para os seres humanos, como “sais minerais (3 a 5 %), açúcares (35 a 55 %), lipídios (10 a 20 %), aminoácidos (2 %) e niacina, ou Vitamina PP (0,5 %)”, que além de tudo possui baixo valor calórico.

Então, aproveite o dia do café para degustar uma fumegante e deliciosa xícara. Mas fique a vontade se preferir gelado também.

* Lenda extraída do livro Histórias, Lendas e Curiosidades da Gastronomia, de Roberta Malta Saldanha. Editora Senac Rio, 2011.

Foto: Annie Spratt by Unsplash

1 Reply to "Uma lenda sobre a descoberta do café"

Leave a reply

Your email address will not be published.