Não é possível comparar grandes indústrias com pequenas fábricas, mesmo que elas façam produtos semelhantes. No entanto, isso é recorrente na legislação dos municípios, dos estados e da união. Em Campinas, por exemplo, as cervejarias artesanais eram classificadas da mesma forma que a Ambev. Eram. Na quarta-feira, dia 2 de outubro, a situação mudou na cidade por conta da assinatura de um decreto que alterou o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas)das cervejarias artesanais e de outras 14 categorias.
O que isso quer dizer? Que elas passam a ser consideradas empresas de baixo impacto e poderão estar ao longo de grandes avenidas, no centro da cidade e em bairros nobres. Antes, só poderiam ser instaladas na área industrial do município, como ao longo das rodovias, no Distrito Industrial e no Parque Via Norte. Uma verdadeira vitória pro setor!
A demanda foi apresentada pelo Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, que atualmente representa 18 cervejarias, 11 delas de Campinas. Para o presidente da associação, Alexandre Leme, que é um dos sócios da Tábuas Cervejaria, a assinatura do decreto é um divisor de águas. “Consideramos essa conquista comparável à obtida pela Abracerva em 2018, quando as cervejarias puderam começar a usufruir do Simples Nacional, tornando o setor maior e mais saudável”, comenta. “Ao simplificar e facilitar a instalação de novas microcervejarias independentes na cidade, vamos gerar novos postos de trabalho, direta e indiretamente, e fomentar a economia local. Esta ação contribui para incentivar o turismo e gastronomia de nossa região e fomenta ainda mais o empreendedorismo em Campinas. Prestigia nossos produtos e fortalece nossa região como um Polo Cervejeiro de destaque nacional”, conclui.
Também no dia 2, o Polo e as autoridades de Cultura e Turismo de Campinas lançaram o Polo Beer Festival – a Oktoberfest do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas , que irá ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, na Praça Carlos Gomes, em Campinas. Evento vai reunir 15 cervejarias da região, com gastronomia, música e uma tenda com palestras sobre o mundo cervejeiro.
Além disso, a diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli apresentou oficialmente a Rota Cervejeira da RMC, que terá com material específico divulgando a cultura e o turismo do setor. Região já faz parte da Rota do Estado de São Paulo, que foi lançada no início de setembro, durante o Mondial de la Biere – Festival Internacional de Cervejas do Rio de Janeiro.
Foto: Carlos Bassan
No Replies to "Uma vitória para as cervejarias artesanais de Campinas"
Um passeio pela história cervejeira de Campinas | Entre Sabores 28 de novembro de 2019 (11:33)
[…] >>>Leia mais: Decreto beneficia cervejarias artesanais de Campinas […]