Por Lalá Ruiz*
Entre os dias 9 e 17 de outubro, a agência de turismo Abreu realiza um tour por Portugal feito sob medida para amantes do vinho. O itinerário compreende Lisboa, Setúbal, Évora, região do Douro, Braga e Porto com degustações, passeios em vinícolas, refeições harmonizadas e encontros com enólogos, entre outras atividades.
O roteiro tem início em Lisboa e seus muitos monumentos históricos e segue para Setúbal. Na cidade localizada a 50 quilômetros da capital portuguesa, está programada uma visita ao Palácio da Bacalhôa, uma das maiores e mais prestigiadas vinícolas do país.
No Alentejo, uma das regiões vitivinícolas mais importantes e de tradições milenares, os viajantes conhecerão duas propriedades: a histórica Herdade dos Coelheiros, considerada uma das melhores produtoras de Portugal; e a Herdade dos Grous, uma quinta orgânica que possui excelentes vinhos produzidos em um ambiente natural. Para completar essa parte do roteiro, está incluído um passeio pelo centro histórico de Évora, cidade considerada Patrimônio da Humanidade.
No Vale do Douro, o roteiro inclui um passeio pela Quinta do Crasto (foto no alto), considerada uma das dez vinícolas mais bonitas do mundo, e um tour pela charmosa Quinta do Ameal, descrita como um refúgio no meio da natureza que produz vinhos brancos de excelência.
SERVIÇO
Viagem Enogastronômica a Portugal
Quando: De 9 a 17 de outubro de 2022
Itinerário: Lisboa, Setúbal, Évora, região do Douro, Braga e Porto
Preço: a partir de € 5.940
Mais informações: www.abreutur.com.br
Sobre a Abreu
A Abreu é uma agência de viagens que está há 180 anos no mercado e é especializada em levar turistas aos melhores destinos ao redor do mundo. Também customiza roteiros, pois trabalha com reconhecidos profissionais de turismo. Oferece pacotes de viagens no Brasil, na América Latina, nos Estados Unidos, na Europa e na Oceania, entre outros. Atende a diferentes demandas de orçamentos, desde opções econômicas até produtos exclusivos, sejam em grupo ou individuais, nos mais variados segmentos como cruzeiros, viagens românticas, destinos exóticos, luxo, família, esqui e praia.
(Com informações Assessoria de Imprensa)
EM TEMPO
Pouca chuva e altas temperaturas = produção menor de vinho
Portugal tem 14 grandes regiões vitivinícolas. São elas: Vinhos Verdes, Trás-os-Montes, Douro, Távora-Varosa, Beira Interior, Dão, Bairrada, Lisboa, Tejo, Setúbal, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. A maioria delas prevê uma queda na produção de vinhos em 2022 devido à falta de chuva e às altas temperaturas do verão europeu. Setúbal e Alentejo, por exemplo, estimam uma queda de 5%, enquanto a Madeira 7%. Açores, Beira Interior e Trás-os-Montes projetam uma queda de 10%. Dão, Douro e Porto e Lisboa, por sua vez, preveem uma redução de 20%. Com isso, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Portugal calcula uma queda de 9% na produção geral de vinho no país em relação a 2021.
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Rumo a Portugal: um roteiro para amantes do vinho"