Você sabe qual é a vinícola mais antiga do Novo Mundo?

Por Lalá Ruiz*

Califórnia (EUA), Austrália, África do Sul, Chile, Argentina. Quando se fala em vinho do Novo Mundo, estes são os principais países citados como referência – o Brasil tem se destacado, principalmente quando o assunto são os espumantes, mas, ainda tem muito caminho pela frente.

Porém, um fato histórico curioso é que a vinícola mais antiga do Novo Mundo não está localizada em nenhum deles, mas no México, país famoso pela produção de tequila, bebida destilada originária na cidade de mesmo nome localizada no estado de Jalisco.

A vinícola em questão é a Casa Madero, em atividade desde 1597 na cidade de Parras, norte mexicano. Além de ser a mais antiga das Américas e do Novo Mundo, a propriedade é também um importante destino de Enoturismo e foi a primeira a ter vinhedos orgânicos no país.

A história da Casa Madero se confunde com a própria história da região onde está inserida. Em 1568, os exploradores espanhóis Francisco Cano e Fray Pedro de Espinareda chegaram ao Vale de Parras em busca de ouro. O que encontraram, no entanto, foram nascentes e vinhas selvagens.

Barris da Casa Madero: tradição

Essa descoberta atraiu a Igreja e, pouco tempo depois, os padres jesuítas estabeleceram por lá a Missão de Santa María de las Parras. Foram eles os primeiros a produzir vinho na região, a partir das uvas nativas.

Em 1595, Dom Lorenzo Garcia vislumbrou no Vale de Parras uma oportunidade de negócios, e solicitou ao Rei Felipe II da Espanha uma autorização para explorar aquelas terras. A licença foi concedida em 19 de agosto de 1597, e com ela foi dada a autorização para o plantio de vinhedos e a fabricação de vinho e aguardente.

Nascia aí a Hacienda San Lorenzo, hoje sede da Casa Madero. De acordo com o site da bodega, os documentos da época que registram todos esses acontecimentos fazem parte do arquivo histórico da propriedade, que nunca interrompeu suas atividades em mais de quatro séculos.

Alguns dos rótulos da vinícola mexicana Casa Madero

Mas, e os vinhos?

No que diz respeito aos vinhos, a Casa Madero se orgulha de ser a vinícola mais premiada do México, tendo ganho mais de mil medalhas desde 1989, quando começou a participar de competições ao redor do mundo.

Entre os reconhecimentos mais recentes estão dois Ouro Duplo na edição 2020 do Concurso Internacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas – Vinus Argentina, de 2020, sendo um para o Gran Reserva Shiraz 2016 e outro para o Casa Madero Malbec 2018, e a medalha Gran Oro para o Gran Reserva Shiraz na Sélection Mondiales des Vins, no Canadá, também em 2020.

É por isso que eu digo: ¡Y viva México!

EM TEMPO 1

Para saber mais sobre a Casa Madero, incluindo as diferentes possibilidades de visitação, acesse o site: madero.com.

EM TEMPO 2

Arqueólogos que trabalham para a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciaram a descoberta, durante escavações na cidade de Yavne, de uma vinícola de 7 mil metros quadrados com idade estimada em 1.500 anos. Trata-se do maior complexo vinícola antigo encontrado até hoje. Essa descoberta foi divulgada na última segunda-feira, 11 de outubro.

De acordo com os arqueólogos, a vinícola produzia o Vinho de Gaza e Ashkelon, nome que faz referência às duas cidades portuárias ao sul de Yavne. A bebida é descrita como “um vinho branco leve de prestígio” e que “foi levada para muitos, muitos países ao redor do Mediterrâneo. Estamos falando do Egito, da Turquia, da Grécia, talvez do sul da Itália”, segundo explicou John Seligman, um dos líderes da escavação.

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Você sabe qual é a vinícola mais antiga do Novo Mundo?"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.