Érika Soares
Foto: Gustavo de Sá
As férias se aproximam e o Rio de Janeiro é destino fácil para quem procura curtir praia, natureza e gastronomia. Mas que tal ousar subir os morros da cidade maravilhosa para degustar pratos saborosos, feitos com ingredientes simples ou sofisticados?
Isso é possível e ficou mais simples com a ajuda do pesquisador e diretor de cinema Sérgio Bloch. Ele percorreu 11 favelas para saborear pratos, petiscos e lanches de 97 estabelecimentos (bares, restaurantes, biroscas, lajes e carrocinhas), do Vidigal ao Complexo do Alemão. A seleção dos 22 melhores feita por ele podem ser conferidos no livro Guia Gastronômico das Favelas do Rio.
No Complexo do Alemão, por exemplo, foram destacados cinco estabelecimentos, entre eles um mix de açaí com 27 tipos de cobertura, e uma empadinha, cuja massa derrete na boca. Na Rocinha, o visitante encontra restaurantes de comida nordestina, japonesa e de carnes exóticas, como o prato de avestruz com ervas, arroz de açafrão, farofa de ovo e salada de palmito (foto).
Para curtir a noite, um botequim charmoso no Morro da Providência oferece batidas inusitadas, como a feita de bala Halls. Já no Vidigal, um dos destaques é o cachorro quente do Henricão na carrocinha que tem 15 opções de molhos diferentes.
Além das delícias, um detalhe que faz a diferença de alguns desses 22 lugares selecionados pelo autor do livro é o visual das belas praias e paisagens cariocas.
O guia, que custa R$ 70, é também assinado por Ines Garçoni e Marcos Pinto.
1 Reply to "As comidas saborosas dos morros do Rio"
Márcia Aparecida Cardoso 19 de junho de 2013 (11:27)
Gostaria muito de experimentar a empadinha,deve ser ótima!