Beber cerveja no copo certo é tão importante? A resposta é sim; Saiba os motivos
Aqui vai uma cena que, como apreciador de cervejas, certamente já vivenciou ou irá vivenciar algum dia. Você está com seus amigos, numa reunião informal, e alguém decide servir cerveja em copo de requeijão, o que é super comum e aceitável. Mas é automático: você sente que aquela pode ser uma oportunidade desperdiçada de aproveitar o máximo daquele rótulo. Pois saiba que essa não é uma constatação equivocada, muito menos é frescura. Uma boa experiência na degustação de uma cerveja passa pela escolha correta do copo em que ela é servida!
Beber cerveja, tal como o vinho, é uma experiência sensorial e única que engloba fatores como a aparência, aroma e sabor. Por isso, por mais que possa soar esnobe, o formato do copo ou da taça que você opta para tomar determinado tipo de cerveja influencia sim – e muito – na qualidade da sua degustação. Em tempos mais antigos era muito comum o uso de canecas de cerâmica para tomar cerveja, o que não valorizava diversos aspectos da bebida. Era uma época que o objetivo principal, afinal, era aproveitar mais o teor alcoolico que a cerveja proporciona.
Ao longo do tempo, a humanidade já inventou diversas formas para tomar cerveja. Os sumérios, civilização que viveu 4.000 a.C, tomavam a sua bebida sagrada de recipientes feitos de barro. Eles utilizavam um tipo de canudo, que evitava que outros sedimentos se misturassem à cerveja. Como já abordei em outro texto, os vikings armazenavam a cerveja dentro de chifres. Na Inglaterra, se utilizava uma caneca de madeira que era revezada nos bares, por ter mais gente disposta a beber cerveja do que canecas. Já os alemães usavam uma caneca de cerâmica e metal chamada Tankard, decorada com figuras e ornamentos da época, com uma espécie de tampa.
Façamos então um minuto de apreciação a este utensílio tão importante, que é o copo de vidro. O recipiente translúcido só veio a ser popularizado a partir de 1800, por necessitar de manuseio apropriado. Ainda bem! Ele nos permite tomar a cerveja com os olhos antes mesmo de levá-la à boca, possibilitando observar a cor do líquido, sua carbonatação (faz muitas bolhas, produz muita espuma?) e, de acordo com o copo correto de cada estilo, é possível extrair o melhor de seu aroma.
Existem copos que servem para tomar diversos estilos, e alguns que são tão específicos que parecem feitos sob medida para determinada cerveja. Todas têm uma finalidade para suas formas. Por exemplo, copos em formato de taça que evitam que haja a troca de calor das mãos com a bebida. Algumas cervejarias informam nos rótulos qual a taça sugerida para aquela cerveja.
A lista é tão extensa quanto a variedade de cervejas conhecidas, mas a seguir abordo brevemente sobre alguns dos copos.
Pint
Caldereta
Weizen
Flauta
Snifter
Tulipa
Lager
Goblet
Trapista
Tumbler
Canecas (Mugs)
Americano
Agora que você conhece um pouco mais sobre a relação entre copo e cerveja, experimente elevar a sua degustação a um outro nível. Duvido que, em breve, você já não tenha montado a sua própria coleção.
Até a próxima, e saúde!
* Letícia Cruz
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos!
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.
No Replies to "Beber cerveja no copo certo é tão importante? A resposta é sim; Saiba os motivos"