‘Brazilian Terroir’: documentário fala sobre insumos e produção de cervejas

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O processo da feitura da cerveja artesanal é fascinante porque, além de necessitar de um cuidado na seleção de ingredientes e dispor de uma alquimia única, precisa de mão de obra especializada para que tenha a qualidade desejada. Pensando nisso, e adicionando a pitada da realidade de uma cerveja 100% feita com insumos brasileiros, dois profissionais da área – Vitor Antoniazzi e Victor Zim – idealizaram o projeto e documentaram a fabricação de uma cerveja totalmente nacional em uma série de seis episódios, disponíveis no canal Brasil Cervejeiro, no YouTube.

Logo no segundo episódio onde os insumos passam a ser os protagonistas (o primeiro é uma introdução do que se trata a série), entendemos de fato a premissa do documentário. O lúpulo brasileiro está indo contra todas as probabilidades de erro e tem prosperado em solo brasileiro. Com o tempo de cultivo, percebemos algo que é motivo de orgulho: temos lúpulo com terroir brasileiro, com características próprias. Em tempo, o termo “terroir” é mais frequente no vocabulário do vinho, mas passou também a fazer parte do dicionário cervejeiro. Significa a relação do solo e o clima e sua interferência nas características sensoriais do ingrediente. Ou seja, sua identidade.

De acordo com Vitor Antoniazzi, da Craft Brew, o documentário surgiu da necessidade de mostrar para as pessoas como acontece o processo de fabricação e de onde vêm os insumos. “A cerveja é feita do quê? É plantado aqui, é importado? Quais cuidados a gente precisa ter e como selecionamos os ingredientes”, diz. A ideia do projeto é mostrar que há muito por trás dos ingredientes e do processo e, além disso, apostar na dinâmica entre cervejeiros e produtores locais.

Produção do segundo episódio do minidoc (Foto: Instagram @startbrew)

“A cerveja não é feita só de água, malte, lúpulo e fermento. A gente precisa também do capital humano brasileiro que pensou em plantar lúpulo nesse país”, afirma Victor Zim durante o episódio piloto do projeto. Aliás, muito do trabalho de profissionais que muitos nem imaginam colaborar para que a cerveja chegue ao copo do consumidor é enaltecido merecidamente na série, tal como quem trabalha na propagação de leveduras ou na preparação do malte.

E o que resultou dessa experiência audiovisual também virou experiência sensorial, e pode ser degustada pelos interessados. Uma small batch (produção em pequeno lote) de apenas 350 garrafas numeradas está sendo comercializada (com pré-venda logo após o último episódio da série). Uma Strong Ale com ares comemorativos, bem carbonatada, com notas picantes e condimentadas, com 6,8% de teor alcoólico. Você ainda pode adquirir uma garrafa clicando aqui (corre porque faltam poucas unidades!).

A série é didática para quem quer entender sobre a produção de cervejas e também para aqueles que se interessam sobre essa nova possibilidade de consumir cervejas com ingredientes frescos e nacionais.

Assista ao teaser da série:

Saúde!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.

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