Mais que borra, arte!

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O café como cultivo se desenvolve a mais de 100 anos em nosso país e no mundo, proporcionando bebida saborosa com acompanhamentos gerando muitas histórias e memórias, já o café como ingrediente para outros profissionais ainda esta caminhando, ele está na gastronomia, decoração, bijuterias e também nas artes plásticas, isso mesmo, nas artes plásticas através da sua borra, aquela que descartamos ou, às vezes, usamos como adubos, com receita simples e caseiras.

O uso da borra do café nas artes não é necessariamente uma novidade, porém ainda esta sendo pouco usada por artistas que aceitam desafios e estudos que proporcionam belas obras.

Para Silvana Helena, artista plástica de Campinas-SP isso se deve pelo desafio de estudar novos materiais, observar e experimentar. “Uso a borra já há alguns anos e resolvi experimentar após observar artesanatos das feiras livres que expõe peças em abajures, bandejas e outras peças de mdf”, conta a artista.

Segundo Silvana que também estudou outros objetos decorados com a técnica de decapagem com o filtro de café utilizado , “observei os formatos que as borras de café formavam imaginando que a extensão de tais imagens trariam novas formas” , assim a artista iniciou uma série de experimentos a partir do filtro depois de coado o café , aperfeiçoando através dos processos , de secagem e escovação , revestimento da madeira e impermeabilização para receber as pincelada com tinta acrílica formando as imagens , surpreendentemente envelhecidas contando uma nova história e a finalização com a envernizarão.

Para Silvana, diferentemente de outras técnicas a borra proporciona características de envelhecimento, ou ” pintura envelhecida” ressalta a artista.

Ficou curioso em conhecer este tipo de arte? Você terá então uma oportunidade, no dia 11 de maio próximo, quando a artista fará exposicão no Badaró Tap House, em Hortolândia, onde haverá uma vernissage com quadros que contam histórias e realizados com borra de café e acrílicos, na madeira, embalado por muito rock nacional anos 80.

Para alcançar essas técnica e estudos, Silvana disse que segue o trabalho de alguns artistas como Vick Muniz, ” gostaria de fazer um café pra ele e trocar informações de experiências, admiro muito o que ele faz”, conclui.

Para conhecer melhor o trabalho da Silvana Helena é só acessar: @silvanacafe_oficial

Sandra Racy, jornalista com atuação na área rural, professora universitária com mestrado em História e Memória, barista de café há 10 anos, com experiência em consultoria, cursos e eventos em fazendas e sítios de café, bem como gastronomia voltada para o café. Siga @sandra.barista no Instagram.

No Replies to "Mais que borra, arte!"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.