Cada vez mais consumidos como fonte de proteínas, os cogumelos são muito saborosos e nutritivos, mas sempre deixam as pessoas com dúvidas na hora de preparar em casa.
Então, desta vez, ao invés de receita, trago algumas dicas para ajudar você a consumir essas iguarias com segurança e sem perda nenhuma. Lembrando que elas valem para Paris, shimeji branco, shimeji preto e shitake, que são os mais fáceis de serem encontrados nos mercados.
- Não lave! Use papel toalha para tirar qualquer poeira que estiver por cima;
- Retire a base do cogumelo escolhido, porque ela tende a ficar mais esponjosa quando colocada em alta temperatura;
- Com essa parte retirada, leve ao forno para secar e depois processe até virar um pó, que servirá para fazer molhos e até risoto;
- A parte de cima pode ser levada ao fogo (fique atento que a cocção é rápida – de 3 a 4 minutos) para ser consumido das mais variadas, como nessa bruschetta da foto.
Na hora de fazer não deixe de se divertir! Então, mãos à obra e não esqueça de marcar #CozinhadeQuintalES se fizer alguma das receitas desta coluna, combinado?
Adriano Ramos, graduado em Gastronomia, tem passagens por diversas cozinhas de Campinas. É personal chef e empreendedor no ramo de congelados e itens como antepastos e geleias artesanais. Siga @chefadrianoramos no Instagram.
No Replies to "Cogumelos: da higienização ao preparo"