Da plantação à xícara: um passeio pra saber mais sobre café em Itu

Que tal vivenciar por completo o caminho percorrido pelo café da plantação até chegar à xícara, fumegante e cheio de sabor? Essa experiência é possível na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, que fica localizada em Itu.
A proposta da proprietária da fazenda, Bebel Arruda, é oferecer um turismo rural de qualidade aos grupos que chegam por lá, sempre com horário agendado. Para isso, monitores levam os visitantes a um passeio pela propriedade, acompanhados por muita informação, mas não antes de um café da manhã caprichado.
Em seguida uma visita ao cafezal, lugar onde aprendem, por exemplo, os tipos de grãos, os processos de colheita e as nomenclaturas de cada passo. É possível arriscar-se na abanação (etapa onde os grãos que foram para a peneira devem ser movimentados e jogados para cima) e, mais a frente, no giro do café no terreiro. Entendem o que é café especial e porque há tantos tipos e com preços tão diferentes nas prateleiras de supermercados.
Em uma conversa já dentro da tulha – local de armazenamento dos grãos – o visitante sabe mais sobre o comércio e o beneficiamento dos grãos. Em seguida, parte para acompanhar o último passo antes de degustar a bebida: a torra. É o momento em que o olfato se delicia com o cheiro agradável do café, que ainda será moído para só então ser coado para degustação.
Ao chegar na xícara, constata-se o sabor de um verdadeiro 100% arábica, com direito à observação da bela paisagem de onde está instalada a fazenda. Ter mais conhecimento sobre a bebida – e sobre o esforço de quem produz e trabalha na lavoura -, certamente, faz mudar o valor que se dá ao cafezinho nosso de cada dia.
Ao final, um almoço típico de fazenda e com degustação de queijos e pães de produtores artesanais da cidade. Confira um resumo em vídeo de como o passeio proporciona vivência e cultura gastronômica para os apaixonados por café.
 

 

1 Reply to "Da plantação à xícara: um passeio pra saber mais sobre café em Itu"

  • comment-avatar
    Rosa Freitas 14 de setembro de 2018 (01:48)

    Lindo registro desse passeio tão rico de saberes e sabores. Parabéns!

Leave a reply

Your email address will not be published.