Por Lalá Ruiz*
Se você, como eu, gosta de um clássico Lambrusco, saiba que em 21 de junho é comemorado o World Lambrusco Day, ou Dia Mundial do Lambrusco. Adocicado, simples e frisante, é considerado um vinho de entrada, ou seja, muita gente se inicia no universo dos vinhos através dele. E exatamente por isso, às vezes é desprezado por quem tem um paladar mais requintado.
Preferências e narizes torcidos à parte, o fato é que o italianíssimo Lambrusco figura entre os vinhos mais populares do mundo, daí a comemoração do próximo dia 21. Aliás, mais do que um nome de vinho, Lambrusco é também uma família de uvas composta por 13 variedades e denominação de origem.
Originário da Emilia-Romagna, região do norte da Itália que também presenteou a gastronomia mundial com o presunto de Parma e o queijo parmesão, o Lambrusco é um dos vinhos mais antigos de que se tem notícia – há relatos de que os etruscos já faziam vinho com essa uva, mas o Lambrusco frisante foi uma criação dos romanos (sempre eles).
E para ser considerado como tal, deve ser produzido nas províncias de Modena, Parma, Reggio nell’Emilia e Mântua, com ao menos 85% da uva Lambrusco. Pode ser tinto, branco ou rosé, com o mínimo de cinco gramas de açúcar por litro. Inclusive, é classificado de acordo com a quantidade de açúcar de restou da fermentação. A saber:
Além do sabor adocicado, outra característica marcante do Lambrusco que contribui muito para sua popularidade é o baixo teor alcoólico: 10,5% no máximo. A título de comparação, a média para os vinhos é de 13,5% de graduação. E por harmonizar muito bem com embutidos e queijos tipo parmesão, pecorino e grana padano, é ideal para petiscar com os amigos.
Facciamo un brindisi?
EM TEMPO
1º Festival de Vinhos de Inverno e Espumantes do Sudeste
Termina neste domingo (19/6), na cidade de Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, o 1º Festival de Vinhos de Inverno e Espumantes do Sudeste, organizado pela Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).
O evento acontece no hotel Palace Casino com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e do governo estadual mineiro, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas e do Armazém da Vila – Bar, Vinho e Gastronomia, também de Poços.
O festival é aberto ao público em geral, aos profissionais da cadeia produtiva, a influenciadores, jornalistas e entusiastas do mundo do vinho. Participam vinícolas que integram a Anprovin, entidade que conta atualmente com cerca de 30 associadas.
Parte delas estará representada no evento, que conta com espaço gourmet e apresentações de música ao vivo.
Mais informações: anprovin.com.br
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Dia do Lambrusco é comemorado em 21 de junho"