Época de festas juninas é prato cheio para as cervejas sazonais

Por Letícia Cruz*

Junho chegou e, com ele, a minha época favorita do ano. Quem resiste à quantidade de comida boa que esses dias trazem? Mesmo que sem aquele brilho da festa e da reunião de amigos, por causa da pandemia, ainda assim é um período bastante inspirador tanto para a gastronomia quanto para as cervejarias brasileiras. Em qual outra época, a não ser em junho/julho, poderíamos experimentar uma tripel com adição de amendoim, ou uma stout à moda “pé de moça”? Fora isso, o frio do início de inverno também deixa as cervejas mais fortes e complexas bem mais convidativas.

As festividades juninas giram em torno de datas católicas, o Dia de Santo Antônio (13), Dia de São João (24), e Dia de São Pedro (29), e correspondem ao período de chuvas, muito importante para quem vive de lavouras no Nordeste. Por isso, tudo fica mais colorido nessa época – os cheiros, as comidas, há mais música nas ruas (ou, ao menos, deveria). E, falando de produção cervejeira, deve ser incrivelmente divertido criar receitas de cervejas com ingredientes que acalentam o coração e despertam a memória afetiva. E, adivinhem: o amendoim é um dos ingredientes mais utilizados nas sazonais lançadas neste período, seguido do coco queimado.

A Cervejaria Blumenau, pelo segundo ano consecutivo, trouxe rótulos em celebração às festas juninas, ambas edições comemorativas da Macuca Imperial Stout: a “Bala de Coco”, com adição de coco queimado, e a “Pé de Moleque”, com pasta de amendoim – com 10,5% de teor alcoolico e 80 IBU (índice de amargor). Os dois rótulos saíram com lote limitado – então, se quiser experimentar, corre! Em breve terá degustação da Bala de Coco lá no meu Instagram (@cervejopedia).

As duas versões comemorativas da Macuca da Blumenau. (Foto: Divulgação)

Também repetindo a dose neste ano, a Cervejaria 77, do bairro da Penha (zona leste da capital paulista), reeditou a “Lambedô”, uma cerveja forte e complexa com adição de mel, cravo, canela e gengibre receita. Nem só de quentão vive o folião. Difícil não aquecer o coração – pelo menos o meu! 6% de teor alcoolico, amargor baixo e muito aroma das especiarias. Fora a arte da lata, com uma ilustração de cordel bem bonita! 

Entre outros lançamentos está a “Pede Moleque”, uma Red Ale feita em parceria da Cervejaria Antuérpia com o clube The Beer Planet. O rótulo apresenta notas de caramelo e amendoim, com corpo médio, final seco e bem carbonatada.

Comes e bebes

Na culinária desta época, o milho (ingrediente tão rico e hoje menosprezado na produção cervejeira) e amendoim são explorados ao máximo – seja cozido, em versão suco, cural, pamonha, bolos e afins. E o que muita gente não sabe é que, sim, dá pra harmonizar cerveja e prato junino! Um milho cozido com manteiga, por exemplo, harmoniza bem com uma witbier, por ser uma cerveja de sabor suave. Pamonhas doces, canjicas, arroz doce, cocadas e doces de amendoim como o pé de moleque combinam com cervejas igualmente doces, como as stouts ou as porters. Pratos salgados, como pamonhas salgadas, sanduíches ou tortas, casam bem com cervejas mais lupuladas como as IPAs. Se você é do time do bolo, como assumidamente sou, pode apostar no casamento com as pilsens ou weizen – seja ele de mandioca, milho ou tapioca. Aposto que você conseguiu sentir o aroma só de ler!

Está lançado o desafio: se você gosta de cerveja e também ama boa comida junina, tente fazer a harmonização.

Saúde!

Outras cervejas que combinam muito bem com os festejos:


Nordeste Breakfast Stout, NBS – Cervejaria Mindubier e Cervejaria Bardo, de Salvador (BA)

Imperial Stout com melado de cana e café maturado em barril de Bourbon.

Golias, Imperial Porter – Cervejaria Júpiter (SP)

Essa ótima e potente Imperial Porter de 11% ABV é maturada com amburana e bálsamo e tem notas de cacau, canela e malte torrado e toffee.

Klooster, Belgian Tripel com Amendoim – Cervejaria Mindubier (BA)

A elegância de uma belgian tripel, com notas condimentadas e frutadas, aliada ao inconfundível aroma de amendoim. Potente teor alcoolico e bem fácil de beber.

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.

No Replies to "Época de festas juninas é prato cheio para as cervejas sazonais"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.