Foi-se o tempo em que comer bacalhau era uma exclusividade da semana santa. Cada vez mais os brasileiros inserem esse peixe em seus pratos ao ponto do Brasil já ser o maior consumidor de bacalhau salgado no mundo.
Versátil e muito saborosa, a iguaria pode ser usada em inúmeras preparações, seja desfiada ou em postas. Para ajudar você a fazer um prato belo e delicioso com esse ingrediente, Entre Sabores convidou o gourmet e professor de culinária no Ateliê do Chef, Peco Nogueira. Ele é editor do blog homônimo de alta gastronomia e diretor do Departamento de Gastronomia da Sociedade Brasileira de Nutroterapia Funcional e Dietética .
A receita assinada por ele dá água na boca e é uma excelente opção para oferecer a seus convidados: Mil Folhas de Bacalhau. Confira:
Mil Folhas de Bacalhau
Ingredientes:
2 postas de bacalhau, dessalgadas, sem peles e espinhas
4 folhas de couve manteiga
6 discos de 5 cm de diâmetro de massa folhada, assados
1 xícara (chá) de maionese
1 colher (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de azeitonas portuguesas sem os caroços
1 colher (chá) de gengibre ralado
6 fatias de maçã sem os caroços
Limão e açúcar para preparar a maçã
Q/b de sal e pimenta para temperar
Pesto de rúcula para decorar
Pimenta biquinho para decorar
Fatias de batatas assadas para decorar.
Modo de Preparo:
Da maionese temperada: Bata no liquidificador ou processador de alimentos, a maionese, o creme de leite, a mostarda, as azeitonas e o gengibre. Reserve.
Do bacalhau: Retire os talos da couve e escalde em água fervendo para amolecer. Divida cada posta do bacalhau em três partes e embrulhe nas folhas de couve escaldadas (prenda com palito de dente se necessário). Em uma frigideira larga, adicione água com sal (se necessário) e leve ao fogo para esquentar. Um pouco ante de ferver, acomode o bacalhau e deixe nesta água (sem ferver) por 8-10 minutos. Desligue o fogo.
Da maçã: Em frigideira adicione um pouco de água e açúcar de deixe ferver até formar uma calda rala. Passe então as maçãs nesta calda e reserve.
Montagem: Em um prato coloque a massa folhada, sobre ela a maçã, sobre a maçã adicione a maionese e por último o bacalhau embrulhado na couve. Decore com as batatas e o pesto de rúcula.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções
No Replies to "Mil Folhas de Bacalhau do chef Peco Nogueira"