No Litoral Norte, aproveite a gastronomia caiçara

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

A viagem só é completa quando se experimenta as iguarias locais. Por este motivo, aquela ida à praia – nem que seja em um final de semana qualquer – tem que incluir ingredientes caiçaras para serem feitos em casa ou consumido nos restaurantes, além de passeios para conhecer produtores.

Antes de mais nada é preciso saber que a gastronomia caiçara é marcada pela simplicidade e sabor de seus ingredientes frescos da região, como peixes, frutos do mar, ervas e frutos típicos da Mata Atlântica.

A riqueza desta cultura vem sendo exaltada pelo consórcio turístico que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – todas no Litoral Norte do Estado de São Paulo, especialmente em festivais realizados durante o ano e nos em restaurantes típicos, mas também há os que oferecem alta gastronomia internacional. Tanto que já fazem parte da Rota Gastronômica, um projeto do Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

“Temos uma cultura caiçara bem forte aqui na região com pescados, camarão e tainha. Então temos uma bela diversidade de pratos típicos como azul marinho, a salada quilombola, que leva o palmito da banana. Temos também bastante frutas da região como uvaia, pitanga, jabuticaba e limão cravo, que fazem parte do nosso bioma da Mata Atlântica. Assim como plantações de palmito juçara e gengibre. Tudo isso junto a uma costa única no Brasil, com mais de cem praias, ilhas e cachoeiras”, completa o chef proprietário do Restaurante Raízes, em Ubatuba, Davi Macário.

Além de degustar pratos da gastronomia caiçara, a região permite que o visitante conheça fazendas produtoras de mariscos, descobrindo todo o processo de reprodução, as práticas de cultivo e técnicas de preparação para a venda do produto.

Fazenda Marinha da Cocanha produz mexilhões desde os anos 1980

“Desde o início de suas atividades em meados dos anos 80 até os dias de hoje, a Fazenda Marinha da Cocanha tem-se destacado como um excelente atrativo turístico, polo cultural e de conservação ambiental. Localizada na região norte do município de Caraguatatuba, essa fazenda muito conhecida na região, corresponde atualmente ao maior Parque Aquícola Marinho do Estado de São Paulo, cujos mexilhões representam a principal fonte de renda dos maricultores. Além deste viés social, cultural e ambiental, a sua produção de mexilhões tem-se destacado por incentivar atividades turísticas protagonizadas e desenvolvidas pela comunidade local, onde pode-se ter a oportunidade vivenciar os costumes, saberes e sabores, a cultura, artesanatos, pesca, maricultura e a culinária local como os pratos típicos caiçara, por exemplo, os mexilhões ao vinagrete, mexilhões no bafo, os bolinhos caipira com recheio de mexilhões e o famoso lambe-lambe (mexilhões no arroz)”, afirma o presidente da AMPEC (Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Litoral) de Caraguatatuba, José Luiz Alves.

A fim de fomentar a cultura gastronômica local, as cinco cidades seguem apostando em festivais e eventos gastronômicos, realizados no decorrer do ano, caso de Bertioga, por exemplo, que realizada a festa da Tainha e Camarão na Moranga.

Pra fechar, uma dica. Antes de ir para a região, visitar o site https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias para se programar e viver pelo menos uma das experiências que o Litoral Norte de São Paulo oferece.

No Replies to "No Litoral Norte, aproveite a gastronomia caiçara"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.