O acompanhante perfeito de caldos, cremes e fondues

pão italianoTexto e foto Érika Soares

Basta o tempo esfriar para vir à lembrança as sopas, os caldos, cremes e fondues. E um dos coadjuvantes inseparáveis dessas delícias quentes e revigorantes é, sem dúvida, o pão italiano.

Redondo ou em forma de baguete, ele é o acompanhamento ideal, seja cortado em cubos para ser imerso no fondue de queijo, seja em rodelas para acompanhar sopas variadas, ou servindo de “tigela comestível” para acondicionar cremes de ervilha, aspargo ou palmito, por exemplo. Em Campinas, diversas padarias e cafés já começaram a servir essa iguaria aproveitando as baixas temperaturas.

O pão italiano também cai muito bem com massas para aproveitar até o fim aquele delicioso molho que fica no prato, ou como entrada servido com manteiga, enquanto se espera pela comida.

Possui casca crocante e miolo firme. Dizem por aí que o segredo dos mais tradicionais e deliciosos pães italianos de São Paulo está na fermentação natural.

Algumas padarias cultivam seu “pé de fermento” a dezenas de anos, como a Italianinha, que fica no Bixiga, uma das mais antiga no país. Desde a chegada da família Franciulli no Brasil, há mais de cem anos, os métodos e as tradições vindas da Itália são mantidos. O forno é o mesmo desde a fundação da padaria e os pães são elaborados de forma artesanal, com uso de fermento também centenário, sem alterações na receita original.

No Replies to "O acompanhante perfeito de caldos, cremes e fondues"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.