As manteigas, os queijos e cafés da mineira Cidade dos Ipês

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Casa da Manteiga Aviação, em São Sebastião do Paraíso (MG)Texto e fotos Érika Soares

São Sebastião do Paraíso, pequena cidade do sudoeste mineiro, é conhecida em todo o Brasil. Não? É, talvez não seja e você pode até achar que nunca ouviu falar dela, mas provavelmente já degustou algumas das delícias fabricadas por lá.

É raro ver alguém que nunca tenha provado e aprovado, por exemplo, a manteiga da lata laranja. É isso mesmo. A quase centenária manteiga Aviação é feita no município e, inclusive, recentemente teve sua embalagem alterada.

Embora a manteiga seja a mais popular de suas mercadorias, a empresa fabrica diversos produtos apetitosos derivados do leite: creme de leite, requeijão, leite condensado, doce de leite, e inúmeros tipos de queijo.Queijo Montanhês Aviação

Um deles merece destaque: o montanhês. É um queijo duro semelhante ao parmesão na textura com sabor mais suave, mas não menos delicioso. Combina perfeitamente com massas, antepastos e vai bem degustá-lo como aperitivo. Também tem aqueles que usam o montanhês no preparo do apetitoso pão de queijo mineiro. Harmoniza bem com vinhos tintos jovens e frutados e frisantes, assim como vinhos maduros e robustos tipo do Porto.

Os produtos são encontrados em supermercados da cidade, mas a boa dica é visitar a Casa da Manteiga Aviação, um lugar que, além de comercializar todos os produtos da empresa, também é elegante e receptivo.

São Sebastião do Paraíso ainda possui outras delícias a serem exploradas. No campo dos laticínios existe ainda a Coolapa, uma cooperativa de leite que produz doce de leite, provolone defumado e manteiga de primeira qualidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No que diz respeito ao café, a cidade também tem tradição. A Cooparaíso, renomada cooperativa cafeeira, apresenta produtos refinados a partir de puro arábica, como o Classic Mogiana – de blend equilibrado – e o Alto Paraíso, que é exportado para o consumidor francês.

Aliado a compra dessas delícias, o turista ainda tem a possibilidade de se hospedar em hotéis fazenda na região que também oferecem a gastronomia típica mineira, ar puro, belas paisagens e o canto dos pássaros.

Como se vê, a pequena e acolhedora cidade dos Ipês tem bons motivos gastronômicos para atrair visitantes. Aproveite a dica!

No Replies to "As manteigas, os queijos e cafés da mineira Cidade dos Ipês"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.