Por Lalá Ruiz*
Quando se fala em enoturismo no Rio Grande do Sul, é inevitável associar o tema ao Vale dos Vinhedos, região da Serra Gaúcha que se estende pelos municípios de Bento Gonçalves (que responde por 63% da área), Garibaldi (30%) e Monte Belo do Sul (7%). E não à toa. É lá que estão algumas das principais vinícolas do país.
Porém, desde o último dia 10 de setembro, o estado conta com uma nova rota enoturística, só que na região da Campanha Gaúcha, mais especificamente, na cidade de Santana do Livramento, que fica na fronteira com o Uruguai.
Trata-se do Roteiro Enoturístico Almadén, projeto este que recebeu um investimento de R$ 3 milhões e deu início às comemorações pelos 50 anos da vinícola Almadén no Brasil, a serem completados em 2023 – a marca, que hoje pertence ao grupo Miolo, nasceu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1852, e iniciou suas operações no Brasil em 1973. A expectativa é de receber 100 mil visitantes anuais.
Além do Roteiro Enoturístico, que tem uma hora de duração e inclui o Museu Semente (“guardião” da história da Almadén), deck panorâmico nos vinhedos, passarela sobre tanques e salas de degustação, a vinícola também implantou o primeiro free shop de vinhos do Brasil, uma iniciativa inédita que recebeu o aval da Receita Federal em 12 de setembro. No Almadén Free Shop, todos os 120 rótulos do grupo Miolo estão à venda com 30% de desconto.
“Temos um patrimônio histórico nas mãos. Preservar e compartilhar é nosso dever, e facilitar o acesso ao vinho brasileiro sempre foi nosso propósito.”
ADRIANO MIOLO
Diretor Superintendente da Miolo Wine Group
A Vinícola Almadén em números
- 1.200 hectares, sendo 450 deles com vinhedos próprios
- 25 castas
- 13 vinhos, sendo 7 tintos, 5 brancos e 1 rosé
- 6 milhões de quilos de uvas processadas por ano
- 8,3 milhões de litros
Um pouco da história
Como escrito acima, a Vinícola Almadén iniciou suas atividades no Brasil em 1973. Sua adega foi construída em 1980 e a primeira safra saiu em 1982. Porém, a marca só foi lançada em 1984. Dois anos depois, já era líder de mercado. Em 2002, a operação foi comprada pela francesa Pernod Ricard, que em 2009 vendeu para o grupo Miolo.
Sob o comando da Miolo, os vinhedos da Almadén foram reformulados, assim como os rótulos e a apresentação dos produtos. Foi pioneira na introdução da colheita mecânica no Brasil, método este implantado na propriedade em 2011. Em 2021, conquistou o IP Campanha Gaúcha.
SERVIÇO
Vinícola Almadén
Endereço: Estrada Municipal Livramento-Passo da Cruz, Santana do Livramento, Rio Grande do Sul
Horário de visitação: Diariamente, de hora em hora, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 15h30.
Preço: R$ 25 (taça cortesia)
Reservas:
- (55) 99687-2978
- (55) 99708-2461
- visitaalmaden@miolo.com.br
Horário de funcionamento do free shop: De segunda a sábado, das 8h30 às 17h; domingos, das 10h às 16h45
EM TEMPO
Receita de sangria com frutas amarelas
Gosta de drinques com vinho? Confira abaixo uma receita de sangria com frutas amarelas, coquetel este que faz parte do cardápio de verão do Hiu Hotel, localizado na Praia de Juquehy, em São Sebastião (SP).
Ingredientes:
- 6 copos de frutas picadas em cubinhos (pode ser melão, manga e abacaxi);
- 1 punhado de hortelã ou manjericão;
- 1/4 de xícara de gengibre;
- 1 garrafa de vinho branco;
- 100 ml de Cointreau;
- 3 colheres de sopa de limão;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Em uma jarra, coloque as frutas, adicione hortelã ou manjericão, gengibre e Cointreau. Com uma colher de pau, amasse todos os itens delicadamente e, em seguida, coloque o suco de limão e o vinho branco. Leve à geladeira por 1 hora. No momento de servir, coloque gelo no copo e acrescente a sangria.
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.
No Replies to "Almadén: roteiro enoturístico e free shop de vinhos"