Até alguns dias atrás, o alto preço do tomate foi motivo de piadas e muitos brasileiros deixaram de consumi-lo. Aproveitando o fato de que o valor do quilo já está acessível aos bolsos, Entre Sabores ressalta a importância de consumir essa fruta tão versátil, que cai bem em diversos tipos de prato, de inúmeras formas, inclusive, como sucos e geleias.
Por suas propriedades, o molho de tomate faz parte, por exemplo, do compêndio de 21 conselhos saudáveis das Universidades de medicina de Harvard e Cambridge para melhorar a qualidade de vida e saúde. Isso porque, a substância antioxidante licopeno está presente em grande quantidade na fruta, que é melhor absorvida pelo corpo humano em forma de molho .
O Licopeno combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata. Além disso, o tomate possui vitaminas A (boa para pele e visão), C (protege o coração) e complexo B (produz energia e protege a saúde mental), e importantes sais minerais como ferro, fósforo (melhora resistência e fornece energia), magnésio (fortalece ossos e dentes) e potássio (ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e e no transporte de nutrientes e água para dentro das células).
Embora faça bem à saúde, de acordo com profissionais da saúde, a ingestão do tomate deve ser moderada para os que possuem problemas estomacais como gastrites e úlceras por conta de sua acidez. Além disso, as pessoas que tem insufiência renal crônica devem comer tomate com cautela.
1 Reply to "Tomate: uma delícia que previne doenças"
Márcia Aparecida Cardoso 28 de junho de 2013 (18:16)
Adoro tomate,excelente dica.