Vinho harmoniza – e muito bem – com hambúrguer

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Lalá Ruiz*

Criado no século 17 na cidade de Hamburgo, na Alemanha, por um açougueiro que decidiu moer a carne bovina e vendê-la temperada no formato de bifes arredondados, o hambúrguer se espalhou pelo mundo todo a partir de sua chegada aos Estados Unidos, levado, justamente, por imigrantes alemães.

Foi lá, no início do século 20, que alguém teve a brilhante ideia de colocar essa mistura de carne entre duas fatias de pão e acrescentar complementos como queijo e salada, o que resultou num dos sanduíches mais populares de todos os tempos. Tanto que neste sábado, 28 de maio, é comemorado o Dia Internacional do Hambúrguer.

Na hora de escolher a bebida para acompanhar essa delícia, que atualmente não se limita ao preparo com carne bovina, cervejas e refrigerantes são os preferidos. Porém, o hambúrguer harmoniza muito bem com vinho. Assim, que tal celebrar este Dia do Hambúrguer com um belo sanduíche acompanhado por uma boa garrafa de vinho?

Hambúrguer com fritas: um clássico (Foto: Canva)

Um hambúrguer de carne bovina “casa” com vinhos ácidos, como os feitos com uvas tintas como a Cabernet Sauvignon. Porém, se a carne for picanha, que tem um sabor mais intenso, o ideal é harmonizar com vinhos encorpados, como os elaborados a partir da uva Syrah. Já no caso do hambúrguer de costela, um Malbec é a pedida ideal.

Se a carne escolhida for a de cordeiro, a combinação perfeita é um vinho tinto de corpo médio, elaborado com as variedades Grenache, Cabernet Franc, Carmenere, Merlot e Sangiovese, entre outras. Menos gorduroso, o hambúrguer de carne de frango “dá um match” com vinhos brancos, em especial com um bom Chardonnay.

Vinhos tintos de corpo médio combinam com hambúrguer de cordeiro (Foto: Canva)

Para acompanhar um hambúrguer feito de peixe de carne branca, que tal um Sauvignon Blanc? Agora, se o assunto são as opções vegetarianas e veganas, com hambúrgueres feitos a partir de grão-de-bico, feijão preto e cogumelos shitake, por exemplo, vinhos brancos adocicados como o Riesling são uma boa pedida, ou até mesmo um bom Rosé.

Duas curiosidades sobre a história do hambúrguer

  • Dizem que os soldados das tropas do legendário Gengis Khan, imperador da Mongólia que dominou a Ásia, o Oriente Médio e parte da Europa lá no século 13, foram os primeiros a incluir na dieta uma pasta de carne de caça amassada. Essa pasta, que pode ser considerada uma ancestral do hambúrguer, se formava em consequência do atrito da carne, guardada na sela, com o couro dos cavalos.
  • O hambúrguer chegou ao Brasil em 1952, trazido pelo tenista norte-americano Robert Falkenburg, fundador da rede de fast food Bob’s. A primeira lanchonete da marca ficava no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.

EM TEMPO

Ainda sobre o Dia Internacional do Hambúrguer: a dica para quem mora na cidade de São Paulo é aproveitar os dois combos especiais para a data criados pelo Quintal deBetti em parceria com a marca I Heart Wines.

O primeiro custa R$ 129,00 e dá direito a dois hambúrgueres Dry Aged e uma garrafa de I Heart Shiraz. O segundo, de R$ 109,00, é composto por dois hambúrgueres In Natura e uma garrafa de I Heart Shiraz.

Os combos estarão disponíveis para compra somente no espaço físico do Quintal deBetti, que fica localizado na Rua Curumins, 11, no bairro Cidade Jardim.

Como parte dessa ação, o Quintal deBetti vai doar o lucro obtido com a venda dos hambúrgueres para o Instituto C, que atende centenas de famílias na Capital.

Mais informações nos perfis oficiais da deBetti e da I Heart Wines no Instagram:

  • @debetti
  • @iheartwinesbrasil
*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Vinho harmoniza - e muito bem - com hambúrguer"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.