Leve ou densa, cada cerveja tem seu corpo!

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Letícia Cruz*

Cada tipo de cerveja, obviamente, possui as suas características. Podemos diferir suas cores, texturas – ela tem boa formação de espuma ou não? -, aromas e sabores. Um dos traços mais perceptíveis em uma degustação é como o líquido se comporta no copo e cai na boca. A cerveja é mais viscosa, aveludada, ou suave? Tudo tem a ver com o tato, e não precisa ser sommelier para conseguir apontar as diferenças.

As cervejas comerciais, como as lagers/pilsens, são mais leves por se aproximarem ao aguado – geralmente elas levam na receita adjuntos como cereais não maltados, por isso é possível sentir o gosto da água. Isso torna a cerveja mais “fácil” de beber em quantidades. Já outras, como as cervejas puro malte, dão uma sensação maior de preenchimento na boca. As cervejas de trigo (Weiss) e as Ale, como American Pale Ale, Red Ale ou India Pale Ale possuem um corpo médio por chegarem na língua ligeiramente mais pesadas (pessoalmente, o amargor ajuda!). 
Já as encorpadas, ou de corpo alto, você consegue observar desde o copo: as Barley Wines, Imperial Stout, Imperial Porter, DoppelBocks são exemplos de cervejas densas e por vezes licorosas, deixando seus traços na taça ao movimentar. Mas essa não é a regra, sendo da percepção de cada um ao degustar. Cervejas maturadas em barril (Wood and Barrel Aged Beers) têm característica mais alcoolica e densa. Existem mil opções. Bom lembrar que também há as cervejas de corpo seco, que dão uma sensação de amarrar a boca (mas é uma sensação boa, juro!). Saisons, Tripels e Strong Golden Ale são alguns exemplos.

A densidade de uma cerveja se deve ao nível de açúcares e proteínas vindas do malte presentes no líquido. Muitos relacionam o teor alcoolico a uma cerveja mais encorpada, mas nem sempre uma coisa liga à outra. Outro mito bem difundido é de que as cervejas mais escuras são, consequentemente, mais encorpadas. Errado! Um exemplo comum é a nossa amada irlandesa Guinness Draught – uma dry stout que possui corpo leve, apesar da textura cremosa de sua espuma. Outro exemplo são as porters (excluo aqui as imperials) que, apesar de escuras e com teor alcoolico médio a alto, geralmente não têm corpo denso. Proponho uma imersão! A seguir, ilustro estes “estágios” para facilitar o entendimento.


Corpo leve: Bierbaum Dunkel

Uma cerveja escura e leve, ao mesmo tempo. Coloração marrom-avermelhada, 5,8% de teor alcoolico, levemente adocicada, sabor que remete ao caramelo e chocolate e com um levíssimo amargor dos maltes torrados no fundo.

Corpo médio: Perdição, Cervejaria Antuerpia

Uma New English IPA bem “Romeu e Julieta”, com goiaba e adição de lactose. Aroma inconfundível de goiaba, um leve dulçor e agradável no gole com um amargor médio dos lúpulos. 6,5% de teor alcoolico. Cor amarelo/âmbar com boa carbonatação, leve turbidez e espuma branca.

Corpo alto: Mordamir, Cervejaria Hocus Pocus
Eu consideraria esse rótulo como corpo muito alto, por dar a impressão que estamos comendo um doce de tão densa que é. A Mordamir é uma Barley Wine complexa, densa, com um aspecto licoroso. Tudo graças ao longo processo de fervura a qual passa essa cerveja. Notas de baunilha e canela bem nítidas, e impressionantes 12,5% de teor alcoolico. Feita para apreciar devagarzinho e aproveitar cada minuto.

Corpo seco: Saison Cerrado, Cervejaria Morada Cia. Etílica
Esta Saison de cor amarelo bem vivo possui aroma condimentado bem pronunciado. No gole, ressalta o cítrico com duas frutas bem brasileiras: caju e cajá, super cítrico e com um final seco na boca. Importante frisar que é uma cerveja leve e seca, ao mesmo tempo.

Uma coisa é certa: você só vai perceber as nuances variando as suas opções e bebendo estilos diferentes de cerveja. Mas sempre com responsabilidade, combinado?

Saúde e até a próxima!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram.

No Replies to "Leve ou densa, cada cerveja tem seu corpo!"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.