Artista Bernardo Caro traduzido em pratos no Quiota

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Brusqueta Al JamonTexto e fotos Érika Soares

O desafio colocado aos chefs que comandam os restaurantes participantes do sexto Festival Gastronômico de Campinas – que vai até dia 17 de agosto – era escolher uma personalidade nascida na região e representá-la em seu menu. O chef Diego Calvi, do Quiota Cozinha Contemporânea, foi além. Escolheu seu personagem, preparou um menu saboroso a partir de conversas com a família de seu homenageado, que contempla pratos e ingredientes apreciados por ele, e ainda abriu espaço para que as pessoas o conheçam mais.

O escolhido foi o artista plástico Bernardo Caro, que chefiou o Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, na década de 1980. Filho de imigrantes andaluzes, a arte de Bernardo Caro era um ponto de união entre a tradição da pintura espanhola e a temática brasileira.

Durante o festival, as paredes do restaurante apresentam parte do acervo de aquarelas pintadas pelo artista. Para representá-lo nos pratos, Calvi usou o presunto cru preferido de Caro na sua entrada: Bruschetta al Jamon (foto).

Como prato principal, como bom descendente de espanhóis, a escolha foi pelo puchero: cozido de grāo-de-bico, paio,

Releitura de puchero assinada pelo Chef Diego Calvi

Releitura de puchero assinada pelo Chef Diego Calvi

lombo suíno, frango, legumes e pimenta biquinho. Por cima, o crispi de alho poró, que agrega uma sabor incrível à preparação perfumada, encorpada.
O menu é encerrado com uma generosa e saborosa crema catalana, que possui um toque de laranja que faz toda a diferença na boca.

>>> Veja os restaurantes participantes, seus menus e homenageados

Cozinha show

Com a presença da família de Bernardo Caro, o chef Diego Calvi realizou uma aula show na noite de 24 de julho, quando forneceu dicas e truques e preparou as receitas da entrada e do prato principal que integram o menu do Festival Gastronômico.

Na oportunidade, a filha do artista, Sandra Caro, que colaborou com a pesquisa feita pelo chef, agradeceu a homenagem a seu pai e afirmou que os pratos preparados por Calvi traduzem o gosto de Bernardo Caro.

O menu completo sai pelo preço promocional de R$49,90 por pessoa.

Aquarelas de Bernardo Caro permanecem nas paredes do restaurante até o final do Festival

Aquarelas de Bernardo Caro permanecem nas paredes do restaurante até o final do Festival

Serviço

Quiota Cozinha Contemporânea
Endereço Rua Padre Almeida, 537, Cambuí
Telefone: (19) 2121-0417
Funcionamento: de terça a sábado para o jantar e oferece almoço aos sábado e domingos

No Replies to "Artista Bernardo Caro traduzido em pratos no Quiota"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.