Afinal, 18 de fevereiro é o Dia Mundial do Vinho?

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Lalá Ruiz*

Ao longo desta semana recebi vários e-mails com sugestões para celebrar o Dia Mundial do Vinho, que conforme o material enviado pelas assessorias de imprensa de empresas ligadas a esse mercado, é comemorado em 18 de fevereiro, ou seja, neste sábado de Carnaval. “Que legal, vou produzir um texto bacana sobre o assunto”, pensei com meus botões. Porém, ao pesquisar sobre a origem da data, cheguei à conclusão de que a história não é bem assim.

Na realidade, desde 2007, em 18 de fevereiro é celebrado, nos Estados Unidos, o National Drink Wine Day, ou seja, o Dia Nacional de Beber Vinho. Não é uma data oficial do mercado do vinho ou algo do tipo, mas um “feriado” que teria sido inventado por um rapaz chamado Todd McCalla, que em seu perfil no LinkedIn apresenta-se como corretor de imóveis e de investimentos, entre outras atividades. Aliás, nesse mesmo perfil consta que ele também seria o responsável pelo National Margarita Day.

Morador da cidade de Brentwood, no estado do Tennessee, ele teria criado o National Drink Wine Day com o objetivo de “espalhar o amor e os benefícios do vinho para a saúde”, destacando que “o vinho desempenhou um papel importante na história, religião e relacionamentos”, conforme consta no site nationaldrinkwineday.org. Pois sua ideia “pegou” e o Dia Nacional de Beber Vinho passou a fazer parte do calendário festivo norte-americano de bebidas e afins.

De nacional a mundial

Mais recentemente, países de língua inglesa, como Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretanha adotaram a data, mas passaram a chamá-la de Global Drink Wine Day, ou seja, Dia Mundial de Beber Vinho. Daí, arrisco a dizer, até algum incauto brasileiro transformar o 18 de fevereiro em Dia Mundial do Vinho, foi um clique no mouse, né? Haja Google Tradutor.

Na dúvida, sugiro que façamos como os australianos, neozelandeses e britânicos: brindemos não ao Dia Mundial do Vinho, mas sim ao Dia Mundial de Beber Vinho, já que sempre é dia para abrir uma boa garrafa de um bom rótulo, não é mesmo?

E o Dia Mundial do Vinho?

Você, como eu, deve estar se perguntando: existe Dia Mundial do Vinho? No Brasil, de acordo com o Blog Lovino, no primeiro domingo de junho é comemorado o Dia Internacional do Vinho. Ainda segundo o Lovino, em escala mundial, a data é celebrada em 19 de maio. Reitero que não encontrei referência específica sobre o Dia Mundial do Vinho. Se alguém souber, por favor, me conte.

EM TEMPO

Vinho também combina com Carnaval

Gustavo Peroni, sommelier da Cantu Importadora, sugere um trio de vinhos da linha australiana Yellow Tail que, na sua avaliação, combina perfeitamente com o clima de Carnaval, seja para quem vai cair na folia, reunir amigos para um bom churrasco ou apenas relaxar e deixar o tempo correr.

Carnaval e vinho: tudo a ver (Foto: Divulgação)

“No Carnaval, a regra é não ter regra, e com vinho não poderia ser diferente. Nesses momentos não podemos ter preocupações com qual taça é a melhor para cada tipo de vinho ou se tenho um saca-rolhas para abrir a garrafa. Por isso, vale apostar nos vinhos com screw cap, a chamada tampa de rosca. Geralmente são vinhos do dia a dia, que não passam longos períodos em barricas de madeira, prezam pelos sabores frescos e frutados, têm acidez equilibrada e o mais importante: são super fáceis de abrir, basta girar a tampa.”
GUSTAVO PERONI

Confira as sugestões:

  • Yellow Tail Moscato – Rosé super refrescante que harmoniza com comidas mais leves. Perfeito para tomar gelado, é ótimo para um esquenta pré-bloco de Carnaval, por exemplo.
  • Yellow Tail Shiraz ou Cabernet Sauvignon – Excelentes opções para acompanhar um churrasco. São vinhos mais encorpados, de aromas frutados, com especiarias mais doces.
  • Yellow Tail Chardonnay – Ideal para quem prefere relaxar durante o Carnaval. Trata-se de um vinho branco que harmoniza com legumes grelhados, queijos variados e uma boa salada de folhas. (*Com informações Assessoria de Imprensa)

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Afinal, 18 de fevereiro é o Dia Mundial do Vinho?"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.