Sabores da Terra com conhecimento feminino

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Neste final de semana, festival em Paulínia enaltece a importância da mulher no universo caipira

Começa nesta sexta, 8 de março, e vai até domingo, dia 10, mais uma edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, desta vez em Paulínia. O evento, que marca o início do Circuito 2024, conta com dez atrações culturais e 30 operações culinárias, que garantem comida caipira de qualidade (tanto salgada como doce), mas também há outras opções, além de muita diversão para as crianças e produtos artesanais rurais. A entrada é gratuita (paga o que consumir) e o espaço é acolhedor aos pets.

Nesta 30ª edição, realizada em meio às homenagens do Dia Internacional da Mulher, as atrações musicais estarão mais conectadas às raízes caipiras e ao feminino (veja a programação ao final). Também haverá uma Roda de Conversa sobre o tema “O Universo Caipira Passa Pelo Feminino“ no domingo, a partir das 15h, com convidadas, entre elas Érika Soares, do Entre Sabores. Participam também a agrônoma Susanna Ulson, produtora rural e idealizadora da marca Maria Preta (Campinas/SP), que produz iguarias com derivados de jabuticaba; da também engenheira agrônoma Andreia Collaço, extensionista rural do estado atuante há 20 anos nas cidades de Campinas, Vinhedo e Valinhos; e da jornalista Tábata Corso, que acompanha há cinco anos o movimento enológico e vitivinicultor na região de Jundiaí/SP e atende o setor gastronômico rural. A mediação desta conversa será realizada por Érica Araium, jornalista e idealizadora de Diálogos Comestíveis.

Segundo Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do festival, as Mulheres são maioria nos bastidores tanto na organização como na comedoria: “36 das 46 operações que estão conosco no Circuito Sabores da Terra 2024 são lideradas administrativa oufinanceiramente por mulheres. Nosso contexto é muito feminino, quanta energia”, orgulha-se. O objetivo da marca neste ano é estruturar toda a programação cultural sobre o alicerce do conhecimento compartilhado. “Queremos promover cada vez mais encontros educativos em que a culinária caipira possa nos conectar a valores essenciais como a gentileza e a valorização do ser humano”, explica Renata.

Pra começar, além da roda de conversa, também faz parte da programação um aulão aberto a todos os interessados que quiserem montar e manter uma horta bem funcional em casa.

Programação musical

A abertura dos shows, na sexta-feira (08/03), às 20h, será da energizante banda 220 Volts – Capital Inicial
Cover, que tem conquistado fãs no Interior de São Paulo.

No sábado, às 15h, Robson Furiozo, maestro da Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos, conduz
uma animada prosa musical com convidados e, em seguida, será a vez da Orquestra de Amigos Violeiros De Paulínia. Às 20h, o palco principal trará muita festa sob o comando das sertanejas de vozeirão poderoso Camila & Raquel – As Furiosas.

No domingo, a banda Jeitão Caipira, de Itatiba/SP fará a abertura do Momento de Fé, um dos pontos altos da programação. Como de costume, ele é marcado pela entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a cantoria, tal acontece em romarias, brasis adentro. O “Cordão Peregrino”, inaugurado em São Paulo, em 2022, já coleciona mais de 5 mil pedidos: as fitinhas atadas aos seus 30 metros de comprimento serão distribuídas minutos antes da celebração.

E tem mais rock brasileiro no palco na noite de domingo (10/03) do festival, às 20h, com a querida banda
Faroeste Caboclo (Legião Urbana Cover).

Serviço

Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra – Paulínia
De sexta-feira (08/03), das 18h às 22h; sábado e domingo (09 e 10/03), das 12h às 22h.
Local: Theatro Municipal de Paulínia.
Endereço: Av. José Lozano Araújo, 1551 – Parque Brasil 500
Entrada: gratuita. Pede-se a doação de livros.

No Replies to "Sabores da Terra com conhecimento feminino"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.