Flores bem-vindas nos jardins e nos pratos!

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

flores-comestíveisPor Andréa Jordão

A estação do ano mais alegre acaba de chegar. Aromas, cores, essências, temperatura agradável, tudo fica lindo, iluminado e saboroso. Sim, porque muitas flores encaixam-se perfeitamente em diversos pratos.

No Brasil essa arte de usar flores como ingrediente vem se difundindo aos poucos, diferente de outras regiões do mundo, como no Oriente onde são utilizadas na gastronomia há tempos.  “Técnicas da Inflorescência” é o termo usado pelos chefs para definir o método de inserção de flores comestíveis na culinária. As flores comestíveis têm sido aproveitadas em variados pratos, dos mais simples ao mais elaborados e sofisticados.

Além de conferirem sabor especial aos pratos, elas trazem benefícios aos comensais, pois, assim como as ervas, têm propriedades antibactericidas, antiinflamatórias, ansiolíticas, além de muitas vitaminas e baixas calorias.

Sorvete de Rosas

Sorvete de Rosas da Delicci Sorveterias

Podem colorir saladas, serem usadas em sobremesas diversas, ou funcionar ao mesmo tempo como ornamento e acompanhamento de alguns pratos.

Na hora de usá-las em sua cozinha, é preciso observar, no entanto, que nem todas as flores são comestíveis e que a higiene das mesmas deve seguir o padrão usado para verduras e legumes.

A rosa é uma das grandes estrelas da técnica da inflorescência. Seu aroma pronunciado, confere perfume e sabor delicado às preparações.

Na Expoflora que está em curso em Holambra, interior de São Paulo, é comum uso de flores na gastronomia local. Um exemplo é o sorvete de rosas da Delicci Sorveterias e o doce de violetas da Confeitaria Zoet en Zout já servidos em edições passadas da festa.

Para receber a primavera de braços abertos, Entre Sabores apresenta uma receita fácil e que agrada muito o paladar. Aproveite!

Salada Floral

Ingredientes
1 xíc. (chá) flores comestíveis variadas (calêndula, amor-perfeito, miosótis, borrago, rosas em vários tons)
½ xíc. (chá) Nozes
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) polpa de maracujá
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 maço de alface crespa
1 maço de alface lisa
1 maço de rúcula
1 maço de agrião
Sal a gosto

Modo de Preparo

Lave bem as folhas, seque-as, disponha em uma saladeira e reserve. Coloque com a polpa de maracujá e o vinagre em uma vasilha, bata com um garfo ou batedor manual até soltar as sementes (mas não as descarte), tempere com sal e pimenta e despeje o azeite em fio, batendo sempre até homogeneizar.
Disponha as flores e as nozes sobre as folhas, regue com o molho ou sirva  aparte em uma molheira.

1 Reply to "Flores bem-vindas nos jardins e nos pratos!"

Leave a reply

Your email address will not be published.