Natal: 5 dicas para presentear quem gosta de vinhos

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

Por Lalá Ruiz*

O universo do vinho pode parecer complicado e cheio de nuances. Mas, presentear quem gosta de vinho, é muito fácil. Confira aqui uma seleção com cinco dicas de presentes para fazer bonito no Natal, inclusive sem estourar o orçamento.

1. Um saca-rolhas novo

Sim, você pode dar um saca-rolhas de presente. Os modelos disponíveis hoje no mercado são os mais variados. Tem o super popular borboleta, que não exige muita habilidade; o prático sommelier, que é o favorito dos profissionais; o tipo coelho, que como o nome sugere, é rapidinho para abrir a garrafa; e o moderno (e caro) abridor elétrico, entre outros. A escolha vai depender do quanto você pretende gastar e se o modelo vai ao encontro do perfil do presenteado.

2. Yes, taças!

Ter taças de vinho sobressalentes é muito importante. Não só na hora de compartilhar um vinho com amigos, família ou aquela pessoa especial, mas, principalmente, pela fragilidade das peças – quem nunca quebrou uma taça “do nada” que levante a mão. E na hora de presentear, não precisa ser um jogo completo, não: duas taças em uma bonita embalagem vão agradar. Garanto.

3. Livro sobre vinhos

Se a pessoa a ser presenteada gosta de ler, um livro sobre o universo dos vinhos é sempre uma boa pedida. Aliás, a relação entre a literatura e o vinho já foi tema aqui na coluna (quem quiser conferir, basta clicar aqui). Nesse texto, cito, por exemplo, o lançamento de Contos de Vinho: Histórias e Curiosidades por Trás dos Rótulos, de autoria de Taiana Jung e Rui Marcos (editora Máquina de Livros). Na época, o livro estava disponível apenas no formato e-Book. Mas, agora, também é possível comprá-lo em brochura. Pode ser uma ótima opção, já que a obra reúne informações como rótulos produzidos num vale de dinossauros ou escritos em código morse. É o tipo de leitura que aguça a curiosidade.

4. Kit com bomba a vácuo e rolha de borracha para fechar a garrafa

Esse kit é um presente mais do que útil, uma vez que sua função é aumentar a validade do vinho por alguns dias depois de aberta a garrafa. Na prática, a bomba diminui o contato da bebida com o ar e evita que o vinho oxide. Funciona da seguinte maneira: deve-se colocar uma rolha de borracha na boca da garrafa, posicionar o aparelho e “bombear” o ar para fora. Pode dar um pouco de trabalho, mas vale a pena para evitar o desperdício de um bom vinho. Alguns dos kits à venda têm até marcador para você não esquecer a data em que o vinho foi aberto. Assim como ocorre com o saca-rolhas, há opções nas mais variadas marcas, modelos e preços.

5. Um vinho. Porque não?

Óbvio: quem gosta de vinho, adora ganhar… vinho. Para quem presenteia, é uma opção assertiva, prática e até mesmo barata. Foi-se o tempo em que o vinho, para ser considerado bom, tinha que ser caro. Hoje, há bons rótulos que custam o mesmo que um chinelo de borracha. Exemplo: numa breve pesquisa no site da Wine enquanto escrevia este texto, encontrei os rótulos da Ballade, marca criada pela Miolo em parceria com o clube de vinhos, a preços promocionais que variavam de R$ 29,90 (o Merlot e o Riesling) a R$ 40,90 (o Cabernet Sauvignon e o Cabernet Sauvignon Rosé).

Partiu compras de Natal?

EM TEMPO

A Valdevino Vinhos Finos, de Curitiba (PR), lançou uma edição limitada de garrafas Imperial, de 6 litros, para este Natal. A Valdevino Limited Edition terá apenas 100 unidades enumeradas com um blend exclusivo, produzido em Mendonza, na Argentina, com quatro variedades de uva: 85% Malbec, 6% Cabernet Sauvignon, 6% Cabernet Franc e 3% Petit Verdot.

Vale ressaltar que a Valdevino tem produção no Brasil e na Argentina. São 11 rótulos da linha tradicional, entre brancos, tintos, espumantes e rosés. Os vinhos argentinos vêm das regiões de Maipu e Tunuyán, na província de Mendoza. Já os vinhos brasileiros são elaborados com uvas cultivadas na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

Mais informações: valdevinovinhos.com.br

*Lalá Ruiz é jornalista formada pela PUC-Campinas. Trabalhou no extinto jornal Diário do Povo e no Correio Popular, ambos de Campinas (SP). Gosta de rock, blues, jazz, Clube da Esquina, pop latino, flamenco, literatura, televisão e cinema. É torcedora do Santos F.C. e criadora do IG @oassuntoevinho.

No Replies to "Natal: 5 dicas para presentear quem gosta de vinhos"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.