Projeto Manipueira busca identificar terroir cervejeiro no país

There is nothing to show here!
Slider with alias none not found.

O Brasil e seus sabores e raízes aplicados à cerveja artesanal ainda serão objeto de muito estudo. Neste espírito, o projeto Manipueira foi lançado em São Paulo no último dia de agosto em evento na Cervejaria Nacional. A palavra “manipueira”, que vem do tupi, traduz o líquido que é extraído quando a mandioca é prensada para a feitura de seus subprodutos, como farinha e tapioca. A matéria prima tão utilizada pelos povos originários, portanto, servirá de base para a brassagem simultânea de cervejas artesanais entre 33 microcervejarias pelo país.

A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) abraça e coordena o projeto, que tem a perspetiva de durar 12 meses em maturação em barris de madeira em temperatura ambiente. As receitas deverão ser basicamente as mesmas para todas as cervejarias, com leveduras extraídas diretamente do insumo. Quem fará o toque característico no resultado final será a biota de cada região, o que dará a característica selvagem à cerveja.

Daniel Correa, cervejeiro da Cervejaria Pestana da zona norte da capital paulista, é um dos profissionais que embarcaram no projeto. “A ideia é fermentar a cerveja com a água da mandioca. Quando fiquei sabendo, não pensei duas vezes em participar. Acho muito importante fazer parte desta história”, afirma. “Serão cervejas exclusivas. Cada cervejaria procurou o engenho de mandioca mais próximo de sua localidade”, conclui Daniel.

Entre as cervejarias participantes, estão a Zalaz, do sul de Minas, e a Cozalinda, de Florianópolis – ambas com especialidade em fermentação mista e espontânea. Para aplacar a ansiedade, a promessa dos cervejeiros é mostrar os processos ao longo do tempo, da fermentação à maturação. O objetivo é que todos os anos saiam novas safras. As degustações do ano que vem prometem!

* Letícia Cruz 
Uma jornalista curiosa pelo mundo das cervejas compartilhando suas descobertas. Entusiasta da cerveja viva e local. Apaixonada pelos lúpulos! 
Criadora do @cervejopedia no Instagram e da loja @cervejopedia.beershop, que fica em Santana, capital paulista.

No Replies to "Projeto Manipueira busca identificar terroir cervejeiro no país"

    Leave a reply

    Your email address will not be published.